INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Maria Madalena de Carvalho Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1554

Resumo

Este ensaio é uma revisão bibliográfica acerca da interdisciplinaridade nos cursos de formação inicial de professores nas universidades brasileiras. O objetivo principal é identificar quais elementos caracterizam a prática docente interdisciplinar e os fatores que contribuem para essa prática. Levanta-se a teoria da interdisciplinaridade e a legislação-base da educação; identificam-se concepções, características, fundamentos epistemológicos, obstáculos e possibilidades da interdisciplinaridade. Também analisam-se estudos que discutem pontos essenciais da formação de professores e a perspectiva interdisciplinar. Nota-se a convergência de teóricos e pesquisadores ao reconhecerem a fragmentação do ensino nos cursos de licenciaturas e a necessidade do trabalho interdisciplinar mediante parceria entre escola e universidade para incentivar a pesquisa e o trabalho em equipes na formação interdisciplinar dos professores.

 

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Formação de professores.Licenciaturas.

Biografia do Autor

Maria Madalena de Carvalho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação. UFTM.

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Publicado

2016-02-25

Como Citar

DE CARVALHO, M. M. INTERDISCIPLINARIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1554. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1554. Acesso em: 26 abr. 2024.