ATUAÇÃO, FORMAÇÃO E CONTEXTO ESCOLAR: TRAMAS DA/NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA TÉCNICA NO SUL DE MINAS GERAIS

Keila Miotto

Resumo


O trabalho discute a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área. A escola, localizada no sul de Minas Gerais, foi criada em 1918 no modelo das antigas escolas agrotécnicas. Na Educação Física, as modalidades esportivas e a preparação de equipes se fizeram tradicionais nesse contexto escolar, sendo que a disciplina e a competição eram parte da formação dos alunos-atletas. Frente às solicitações contemporâneas, o desafio posto aos professores é construir educação escolar que contemple, por um lado, o currículo escolar e, por outro, o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Pesquisa de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir das situações cotidianas em que certezas deixam de responder às questões da prática. 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1731

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais



A Revista Triângulo é signatária da DECLARAÇÃO DO MÉXICO - Declaração Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomenda o uso da licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual (CC BY-NC -SA, em inglês) para garantir a proteção da produção acadêmica e científica regional em Acesso Aberto. 

Triangulo Journal is signatory of MEXICO DECLARATION - LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT Joint Declaration recommending the use of the license to ensure the protection of academic production and regional scientific research in Open Access.

La Revista Triangulo es signataria de la DECLARACIÓN DE MÉXICO - Declaración Conjunta LATINDEX-REDALYC-CLACSO-IBICT que recomienda el uso de la licencia Creative Commons Asignación-NoComercial-CompartirIgual (CC BY-NC -SA, en inglés) para garantizar la protección de la producción académica y científica regional en Acceso Abierto.