Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil

Autores

  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6071-6711
  • Cássia Ferreira Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Maciel Cover Universidade Federal do Tocantins
  • Marcus Facchin Bonilla Universidade Federal do Tocantins
  • Ubiratan Francisco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2186

Resumo

A expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil teve um salto significante com a abertura do Edital 02/2012 pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2012). Com a finalidade de formar educadores do campo nas diversas comunidades rurais do país, entre eles, professores de escolas do campo, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, assentados/acampados da reforma agrária e lideranças dos movimentos sociais do campo, cerca de 42 (quarenta e dois) cursos de Licenciatura em Educação do Campo estão sendo implantados desde 2013 em todas as regiões do país. Este artigo objetiva apresentar um painel de informações e experiências pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. O trabalho está dividido em três partes principais: o processo de constituição do Curso focalizado, a caracterização do mesmo, a descrição e reflexões sobre algumas das experiências pedagógicas desenvolvidas entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um primeiro esforço de sistematização do grupo de docentes do curso e que compõem a pesquisa do Observatório da Educação do Campo – do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CETEC), da Universidade de Brasília (UnB), cujo enfoque é a expansão dessa modalidade de ensino no Brasil.

Palavras-chave: Educação do Campo. Artes. Música.

Biografia do Autor

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

É doutorando e mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). É Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT), membro do Grupo de Pesquisa Gêneros Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR/UFGD) e Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

Cássia Ferreira Miranda, Universidade Federal do Tocantins

É licenciada Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas, mestra e doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Artes e Música na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT) e o Grupo de Pesquisa Inter-textos (PPGT/UDESC). Atua nas áreas de Educação, História e Artes, principalmente nos seguintes temas: história cultural, história oral, acervos, história da Educação do Campo, teoria da arte, arte e política, dramaturgia, trabalho, anarquismo e movimento camponês.

Maciel Cover, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia da Terra pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. É Professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Tocantins, campus de Tocantinópolis.

Marcus Facchin Bonilla, Universidade Federal do Tocantins

É doutorando em Artes pela Universidade Federal do Pará na área de etnomusicologia, mestre em Musicologia/ Etnomusicologia pela UDESC, bacharel em Música (violão) pela UFRGS e especialista em Educação Musical pela UDESC. Atua como Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui larga experiência como músico profissional e professor, principalmente na área de cordas dedilhadas, violão brasileiro, teoria musical, etnomusicologia e produção musical. Desenvolve pesquisas inter e transdisciplinares envolvendo o ensino de música, etnomusicologia e Educação do Campo.

Ubiratan Francisco de Oliveira

É doutorando, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor da Universidade Federal do Tocantins - Curso de Educação do Campo - campus de Tocantinópolis. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT), membro do Observatório da Educação do Campo da UnB, membro do Grupo de Estudos sobre Expansão da Educação do Campo no Brasil, da Rede Universitas e membro do Grupo de Pesquisa em Geografia Dona Alzira (IESA-UFT). Tem experiência no Ensino Superior nas áreas de Educação do Campo - Pedagogia da Alternância, Estado e Questões Agrárias, História da Educação e História da Educação do Campo, Geografia da Amazônia, Educação Ambiental, Questões Étnico-Raciais, Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Ensino Superior (Pós-Graduação), Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, Gestão, Análise e Planejamento Ambiental, Educação Ambiental, Geopolítica e Planejamento Territorial Rural, Políticas Educacionais e Currículos Educacionais, Formação e Expansão Territorial do Brasil, Geografia Regional, Geografia de Goiás, Estado e Sociedade Brasileira.

Referências

ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de. Movimentos sociais do campo e práxis política: trajetória de luta por uma educação do campo no Tocantins. In: SILVA, Cícero da; MIRANDA, Cássia Ferreira; AIRES, Helena Quirino Porto; OLIVEIRA, Ubiratan Francisco (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente. Palmas: EDUFT, 2016, p. 25-52.

ARROYO, Miguel Gonzalez. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 65-86.

BOGO, Ademar. MST e a Cultura. Caderno de Formação. 2000, n. 34. Disponível em: <http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/caderno%20de%20forma%C3%A7%C3%A3o%20n%2004%20-%20o%20mst%20e%20a%20cultura.pdf.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Edital de Seleção nº 02/2012 - SESU/SETEC/SECADI/MEC de 31 de agosto de 2012. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13300&Itemid=> Acesso em: 04 jan. 2017.

_______. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 4 nov. 2010. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm>. Acesso em: 04 jan. 2017.

_______. Ministério da Educação. Procampo: apresentação. Brasília: 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/tv-mec>. Acesso em: 4 de jan. 2017.

_______. Ministério da Educação. Resolução nº 1, de 16 de janeiro de 2009. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Brasília-DF, 16 jan. 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2009/rces001_09.pdf>. Acesso em: 09 jan. 2017.

_______. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 8 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Brasília, DF, 8 mar. 2004. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES02-04.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2017.

_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2000.

CALDART, Roseli Salete (Org.). Caminhos para transformação da escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

________. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLE, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília: articulação nacional por uma Educação do Campo, 2002, p. 18-25.

CARVALHO, José Murillo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MIRANDA, Cássia Ferreira. O teatro na voz operária: Grupo Teatral Cultura Social e o anarquismo em Pelotas - seus operários e suas palavras. 2014. 211f. Dissertação (Mestrado em Teatro). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão. A Licenciatura em Educação do Campo na Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In: MOLINA, Mônica Castagna; SÁ, Laís Mourão (Orgs.). Licenciaturas em Educação do Campo - Registros e reflexões a partir das experiências-piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS). Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 35-62.

PAVIANI, Neires Maria Soldatelli; FONTANA, Niura Maria. Oficinas pedagógicas: relato de uma experiência. Conjectura, Caxias do Sul, v. 14, n. 2, p. 77-88, maio/ago, 2009.

RIBEIRO, Marlene. Pedagogia da alternância na educação rural/do campo: projetos em disputa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.1, p. 27-45, jan.-abril, 2008.

RODRIGUES, Romir. Reflexões sobre a organização curricular por área de conhecimento. In: CALDART, Roseli Salete (Org.). Caminhos para transformação da Escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011, p. 101-126.

SILVA, Cícero da. Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero Caderno da Realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura). Universidade Federal de Tocantins, Araguaína, 2011.

______; MIRANDA, Cássia Ferreira; AIRES, Helena Quirino Porto; OLIVEIRA, Ubiratan Francisco (Orgs.). Educação do Campo, artes e formação docente. Palmas: EDUFT, 2016.

______; PAULA, Leon de; BONILLA, Marcus Facchin. O audiovisual como ferramenta pedagógica e produção artística no contexto de uma licenciatura em Educação do Campo. Nupeart, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 16-32, jan./jun., 2016.

TARGAS, Keila de Mello; JOLY, Ilza Zenker Leme. Canções, diálogos e educação: uma experiência em busca de uma prática escolar humanizadora. Revista da ABEM. Associação Brasileira de Educação Musical, Porto Alegre, n. 20, 2008.

UFT. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Projeto político pedagógico do curso de licenciatura em educação do campo: códigos e linguagens - artes visuais e música. Tocantinópolis: s/n, 2014.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

SILVA, C. da; MIRANDA, C. F.; COVER, M.; BONILLA, M. F.; OLIVEIRA, U. F. de. Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 71–91, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.2186. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2186. Acesso em: 20 abr. 2024.