Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil

Autores

  • Cícero da Silva Universidade Federal do Tocantins http://orcid.org/0000-0001-6071-6711
  • Cássia Ferreira Miranda Universidade Federal do Tocantins
  • Maciel Cover Universidade Federal do Tocantins
  • Marcus Facchin Bonilla Universidade Federal do Tocantins
  • Ubiratan Francisco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.2186

Resumo

A expansão dos Cursos Superiores de Licenciatura em Educação do Campo no Brasil teve um salto significante com a abertura do Edital 02/2012 pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2012). Com a finalidade de formar educadores do campo nas diversas comunidades rurais do país, entre eles, professores de escolas do campo, quilombolas, pescadores, ribeirinhos, assentados/acampados da reforma agrária e lideranças dos movimentos sociais do campo, cerca de 42 (quarenta e dois) cursos de Licenciatura em Educação do Campo estão sendo implantados desde 2013 em todas as regiões do país. Este artigo objetiva apresentar um painel de informações e experiências pedagógicas do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. O trabalho está dividido em três partes principais: o processo de constituição do Curso focalizado, a caracterização do mesmo, a descrição e reflexões sobre algumas das experiências pedagógicas desenvolvidas entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um primeiro esforço de sistematização do grupo de docentes do curso e que compõem a pesquisa do Observatório da Educação do Campo – do Centro Transdisciplinar de Educação do Campo (CETEC), da Universidade de Brasília (UnB), cujo enfoque é a expansão dessa modalidade de ensino no Brasil.

Palavras-chave: Educação do Campo. Artes. Música.

Biografia do Autor

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

É doutorando e mestre em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Letras Licenciatura Plena em Português, Inglês e respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). É Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Artes e Música da Universidade Federal do Tocantins, campus de Tocantinópolis. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT), membro do Grupo de Pesquisa Gêneros Discursivos e Formação de Professores (GEDFOR/UFGD) e Editor assistente da Revista Brasileira de Educação do Campo. Suas publicações, artigos e capítulos de livros versam sobre ensino/escrita de gêneros discursivos, Educação do Campo (Pedagogia da Alternância).

Cássia Ferreira Miranda, Universidade Federal do Tocantins

É licenciada Plena em História pela Universidade Federal de Pelotas, mestra e doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Artes e Música na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT) e o Grupo de Pesquisa Inter-textos (PPGT/UDESC). Atua nas áreas de Educação, História e Artes, principalmente nos seguintes temas: história cultural, história oral, acervos, história da Educação do Campo, teoria da arte, arte e política, dramaturgia, trabalho, anarquismo e movimento camponês.

Maciel Cover, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia da Terra pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande. É Professor no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Tocantins, campus de Tocantinópolis.

Marcus Facchin Bonilla, Universidade Federal do Tocantins

É doutorando em Artes pela Universidade Federal do Pará na área de etnomusicologia, mestre em Musicologia/ Etnomusicologia pela UDESC, bacharel em Música (violão) pela UFRGS e especialista em Educação Musical pela UDESC. Atua como Professor do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Artes Visuais e Música da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui larga experiência como músico profissional e professor, principalmente na área de cordas dedilhadas, violão brasileiro, teoria musical, etnomusicologia e produção musical. Desenvolve pesquisas inter e transdisciplinares envolvendo o ensino de música, etnomusicologia e Educação do Campo.

Ubiratan Francisco de Oliveira

É doutorando, mestre e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É Professor da Universidade Federal do Tocantins - Curso de Educação do Campo - campus de Tocantinópolis. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (GEPEC/UFT), membro do Observatório da Educação do Campo da UnB, membro do Grupo de Estudos sobre Expansão da Educação do Campo no Brasil, da Rede Universitas e membro do Grupo de Pesquisa em Geografia Dona Alzira (IESA-UFT). Tem experiência no Ensino Superior nas áreas de Educação do Campo - Pedagogia da Alternância, Estado e Questões Agrárias, História da Educação e História da Educação do Campo, Geografia da Amazônia, Educação Ambiental, Questões Étnico-Raciais, Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental, Ensino Superior (Pós-Graduação), Educação Popular e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, Gestão, Análise e Planejamento Ambiental, Educação Ambiental, Geopolítica e Planejamento Territorial Rural, Políticas Educacionais e Currículos Educacionais, Formação e Expansão Territorial do Brasil, Geografia Regional, Geografia de Goiás, Estado e Sociedade Brasileira.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

SILVA, C. da; MIRANDA, C. F.; COVER, M.; BONILLA, M. F.; OLIVEIRA, U. F. de. Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Artes e Música: Trajetória e Desafios na Região do Bico do Papagaio, Brasil. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 71–91, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.2186. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2186. Acesso em: 25 dez. 2024.