A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio

Autores

  • Donizete Lima Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba.

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2664

Palavras-chave:

Sequência Didática. Aprendizagem. Física.

Resumo

Este artigo tem como tema a Sequência Didática vista pelo ângulo de um professor do componente curricular de Física no ensino médio, mestrando no ensino de Física. A Sequência Didática é uma metodologia de ensino que surgir a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e tem tido aceitação por docentes de várias disciplinas da Escola Regular. A Sequência Didática é conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas etapa por etapa pelo docente para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos discentes. É uma pesquisa de caráter bibliográfico e de campo que tem como objetivos: discutir este procedimento didático como forma de direcionar a aprendizagem de Física, valorizar as informações trazidas pelos alunos e de autores diversos na pesquisa, estimulando a aprendizagem dos alunos através dos procedimentos didáticos usados numa sequência didática. Concluiu-se que a Sequência Didática é uma metodologia que aguça a investigação cientifica, valoriza a aprendizagem vivenciada pelos alunos nas diversas modalidades de estratégias didáticas apresentadas.

Biografia do Autor

Donizete Lima Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Ituiutaba.

Graduação em Física e Mestrando no Ensino de Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG) - Catalão -Go.

Professor de Física do IFTM - Campus Ituiutaba - MG

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

FRANCO, D. L. A importância da sequência didática como metodologia no ensino da disciplina de Física moderna no Ensino Médio. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 11, n. 1, p. 151–162, 2018. DOI: 10.18554/rt.v0i0.2664. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/2664. Acesso em: 25 abr. 2024.