MAPEAMENTO DE GRUPOS COLABORATIVOS QUE ESTUDAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EXPRESSAS EM TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5291

Palavras-chave:

Desenvolvimento Profissional. Grupos Colaborativos. Mapeamento.

Resumo

Este artigo versa sobre a formação de professores em grupos colaborativos, como paradigma de desenvolvimento profissional. É um estudo qualitativo e teve objetivo de realizar mapeamento de teses e dissertações que pesquisaram grupos colaborativos que estudam o ensino de matemática, a formação do professor que ensina matemática no Ensino Fundamental.  Apresento considerações e conceitos de grupos colaborativos e sobre a busca das teses e dissertações. A análise dos documentos selecionados foi realizada a partir das considerações de Franco (2005).  Considero que há potencial de desenvolvimento profissional docente, e trazemos considerações a respeito de funcionamento dos grupos.

Biografia do Autor

Luiz Ademir Bassani, PUC Campinas

Mestre em educação pela PUC Campinas, pós graduado em administração, formação básica em ciências físicas e biológicas e matemática, professor da rede pública do estado de São Paulo.

Referências

ALMEIDA. Alessandra Rodrigues de. Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional do Professor que Ensina Matemática na Infância: Um Olhar Para o Contexto Colaborativo. 2017. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2017.

BOAVIDA, A M. & Ponte, J. P. Investigação colaborativa: Potencialidades e problemas. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional (pp. 43-55). Lisboa: APM, 2002.

BRITO, Karina Daniela Mazzaro de. A constituição do coletivo e o processo de significação docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2017.

Coelho, Maria. Aparecida. V. M. P. Grupos colaborativos na formação de professores: uma revisão sistemática de trabalhos brasileiros. Zetetike, 2017.

CRECCI, Vanessa Moreira; FIORENTINI, Dario. Desenvolvimento profissional em comunidades de aprendizagem docente. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e172761, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100111&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 30 ago. 2019.

CRECCI. Vanessa Moreira. Desenvolvimento Profissional de Educadores Matemáticos Participantes de uma Comunidade Fronteiriça Entre escola e Universidade. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, 2016.

CRUZ. Vanessa Alves de Almeida. O Desenvolvimento Profissional do Professor da Educação Básica em Grupos de Pesquisa. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, SP, 2016.

DAMIANI, Magda Floriana. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar em Revista, [S.l.], v. 24, n. 31, p. p. 213-230, nov. 2008. ISSN 1984-0411. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12795/8687>. Acesso em: 31 ago. 2019.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio. A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores?. Revista de Educação PUC-Campinas, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 127-142, nov. 2015. ISSN 2318-0870. Disponível em: <http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/2993>. Acesso em: 31 ago. 2019. doi:https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2993.

FIORENTINI, D. Formação de professores a partir da vivência e da análise de práticas exploratório-investigativas e problematizadoras de ensinar e aprender matemática. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática, Costa Rica, v. 7, n. 10, p. 63-78, 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2020.

FIORENTINI, Dário. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

FIORENTINI, Dário; Aprendizagem profissional e participação em comunidades investigativas. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 11, 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: SBEM, v. 1. p. 1-15. 2013.

FIORENTINI, Dário; CASTRO, F. C. Tornando-se professor de matemática: o caso de Allan em prática de ensino e estágio supervisionado. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 121

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de conteúdo. 2 ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2005.

FULLAN, Michael. La gestión basada en el cero; el olvido de lo fundamental. Revista de educación num. 504 (1994, págs. 147.161

GAMA, Renata Prenstteter. Formação em grupos na perspectiva de desenvolvimento profissional: professores experientes e iniciantes de Matemática. Revista Contrapontos – Eletrônica, vol. 13. – n. 1 - p. 24 - 32, jan. – abr. 2013. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/viewFile/3665/2468. Acesso em: 15 jun. 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

Hargreaves, A. Os professores em tempos de mudança: O trabalho e a cultura dos professores na Idade Pós-Moderna. Lisboa, Portugal: McGraw-Hill, 1998.

NACARATO, Adair Mendes. A escola como locus de formação e de aprendizagem: possibilidades e riscos da colaboração. In D. Fiorentini & A. M. Nacarato (Eds.), Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática (pp.175-195). São Paulo: Musa Editora, 2005.

NONO, M. A.; MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendendo a ensinar: futuras professoras das séries iniciais do ensino fundamental e casos de ensino. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., Caxambu, 2001. Anais... Caxambu, 2001. p. 1-16. CD-ROM.

SANTANA. Flávia Cristina de Macêdo. O Trabalho Colaborativo com Professores de Matemática e seus Conflitos Entre/Nos Textos Produzidos Por Seus Participantes. 2015. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Salvador, BA, 2015.

WENGER, E. Comunidades de práctica: aprendizaje, significado e identidade. Barcelona: Paidós, 2001.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

BASSANI, L. A. MAPEAMENTO DE GRUPOS COLABORATIVOS QUE ESTUDAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL EXPRESSAS EM TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 108–126, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5291. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5291. Acesso em: 26 abr. 2024.