O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v14i1.5301

Palavras-chave:

Aula Prática. Pedagogia. Graduando. Formação Docente.

Resumo

O Ensino de Ciências para as séries iniciais possui particularidades quando comparada as séries subsequentes. Sua principal característica é o fato de ser praticada por um professor polivalente, ou seja, o responsável por uma gama de conteúdos. Desta forma, o processo de formação, com o propósito de favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, é importante para que os licenciandos possam refletir sobre novas práxis. Neste contexto, o objetivo deste artigo consistiu em subsidiar os futuros professores na produção de materiais didáticos e na elaboração de propostas pedagógicas envolvendo pluralidade de procedimentos e de elementos da prática docente. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu em uma Universidade pública, durante o I semestre de 2019, em uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG), intitulada “Ensino de Ciências na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental”. Participaram como sujeitos da pesquisa, principalmente licenciandos do curso de pedagogia. A partir das atividades desenvolvidas e analisadas qualitativamente na DCG, podemos destacar a relevância da elaboração e problematização das atividades práticas, como propostas pedagógicas para o Ensino de Ciências, na formação inicial de professores de pedagogia.

Biografia do Autor

Leonan Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, especialista em Educação Ambiental/UFSM, e mestre em Educação em Ciências/UFSM. Atualmente é doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, além de idealizador e responsável pelo projeto Oficina de Ciências, desenvolvendo atividades práticas, jogos didáticos, saídas de campo, e modelos tridimensionais de biologia.

Fernando Vasconcelos de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM


Professor de Química e coordenador pedagógico em escolas públicas, particulares de ensino médio e cursos preparatórios. Participou de projetos no desenvolvimento de ferramentas educacionais para o ensino de Química, mestre em ensino de ciências pelo Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências - Química da Vida e Saúde - da Universidade Federal de Santa Maria.

Vanessa Candito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Formada de Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Alto Uuruguai e das Missões: Frederico Westphalen, RS.

Especialista em Educação Ambiental - Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Mestranda em Educação em Ciências: química da vida e saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

Referências

ALVAREZ, M. A. Modelo de análise do papel das aulas práticas no ensino de

bioquímica. 2002. Tese (Doutorado em Ciências) – Instituto de Química,

Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS, P. R. P.; HOSOUME, Y. Um olhar sobre as atividades experimentais nos livros didáticos de Física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR, 2008. Disponível em: http://

www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/sys/resumos/T0288-2.pdf. Acesso em:

ago. 2020.

BELLO, J. L. P. Metodologia Científica. Rio de Janeiro: Wak, 2004.

BIZZO, N. M. V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Ministério da Educação, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 ago. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&Itemid=30192. Acesso em: 08 ago. 2020.

BRICCIA, V.; CARVALHO, A. M. P. Competências e formação de docentes dos anos iniciais para a Educação Científica. Revista Ensaio, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2016.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P.; PERNAMBUCO, M. M. C. A. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

DUCATTI-SILVA, K. C. A formação no curso de Pedagogia para o ensino de ciências nas séries iniciais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília, SP, 2005.

FALA, A. M.; CORREIA, E. M; PEREIRA, H. D. Atividades práticas no ensino médio: uma abordagem experimental para aulas de genética. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 100-123, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 245 p.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GABINI, W. S.; FURUTA, C. R. A. P. O ensino de ciências e a formação do pedagogo: desafios e propostas. Ciências em Foco, v. 11, n. 2, p. 2-13, 2018.

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. São Paulo: Cortez, 1998.

GALIETA, T. Contribuições de atividades prático-experimentais para a formação de professores: reflexões a partir de um projeto de iniciação à docência em biologia. ACTIO, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 1-23, mai./ago. 2020.

GEHLEN, S. T.; MALDANER, O. A.; DELIZOICOV, D. Momentos pedagógicos e as etapas da situação de estudo: complementaridades e contribuições para a educação em Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p. 1-22, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GUEDES, S. S.; BAPTISTA, J. A. Experimentação no ensino de Ciências: atividades

problematizadas e interações dialógicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CÊNCIAS, 8., 2011, Campinas. Anais... Campinas: UNICAMP, 2011.

IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Revista Escola de Enfermagem, v. 35, n. 2, p. 115-121, 2001.

LANDSKRON, G. et al. Trabalho prático: disciplina complementar de graduação “melhoramento de plantas para estresse abiótico”. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 1, fev. 2020.

MARICATO, H.S.; OLIVEIRA, D.; BORGES, M. F.; DINIZ, J. L. M. A utilização da prática em zoologia através de coleções didáticas: um recurso para a construção dos conhecimentos dos alunos no ensino médio do município de Jataí-Goiás. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO SUDOESTE GOIANO, 24., 2007, Jataí. Anais... Jataí: UFG, 2007.

MELO, M. C. H.; CRUZ, G. Roda de conversa: uma proposta metodológica para a construção de um espaço de diálogo no ensino médio. Imagens da Educação, v. 4, n. 2, p. 31-39, 2014.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MELO, S. G. Representações sociais sobre a cidadania ambiental: o que pensam os professores estudantes do PARFOR. Pesquisa em Pós-Graduação - Série Educação, n. 8, p. 47-54, 2013.

MORAIS, M. B.; ANDRADE, M. H. P. Ciências: ensinar e aprender, anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Dimensão, 2010.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1., 2009, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa: UTFPR, 2009.

NEVES, P. A. P. F. G.; SILVA, M. D. B.; VASCONCELOS, S. M.; SILVA, S. C. J.; HORA, N. N. A experimentação como método inovador para o ensino de ciências: estudo realizado com uma turma do curso de pedagogia. Scientia Plena, v. 12, n. 06, p. 2-9, 2016.

OLIVEIRA, A. F. M. Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que dizem os professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.

OVIGLI, D. F. B.; BERTUCCI, M. C. S. O ensino de ciências nas series iniciais e a formação do professor nas instituições públicas paulistas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 194-209, 2009.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Ciências para o Ensino Fundamental. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2007.

PEREIRA, C. A; SOUZA, A. R; BASTOS, F. A visão dos profissionais da educação

sobre o funcionamento do laboratório escolar no ensino fundamental. In: ENCONTRO

NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5. 2006, Bauru. Anais... Bauru: UNESP, 2006.

PINTO, F. C. Q. V. S.; KRUPPA, S. M. P. Formação permanente freireana: análise de políticas e práticas de formação de professores de EJA na DRE Pirituba-Jaraguá (SP). 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PIRES, E. A. C.; MALACARNE, V. Formação inicial de professores no curso de pedagogia para o ensino de ciências: representações dos sujeitos envolvidos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 1, p. 56-78, 2018.

POSSOBOM, C. C. F; OKADA, F. K; DINIZ, R. E. S. Atividades práticas de

laboratório no ensino de biologia e de ciências: relato de uma experiência. Núcleos de ensino, São Paulo, p. 113-123, 2003. Disponível em: http://www.unesp.br/prograd/PDFNE2002/atividadespraticas.pdf. Acesso em: 04 ago. 2020.

RESENDE, A. L.; FERREIRA, J. R.; KLOSS, D. F. M.; NOGUEIRA, J. D.; ASSIS, J. B. Coleções de animais silvestres, fauna do Cerrado do Sudoeste goiano, o impacto em educação ambiental. Apadec, v. 6, n. 1, p. 35-41, 2002.

RIZZA, J. L.; SILVA, B. O.; MAGALHÃES, J. C. Problematizando Atividades Experimentais na Formação Inicial de Professores. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 9. 2013, Girona. Anais... Girona, 2013.

SANTANA, I. C. H.; SILVEIRA, A. P. Ensino de Ciências para a Formação do Pedagogo: Concepções de Alunos em Formação. Acta Scientiae, v. 20, n. 5, set./out., 2018.

SEIFFERT-SANTOS, S.C.; FACHÍN-TÉRAN, A. Perfis e concepções relacionadas à disciplina de ciências naturais sobre o ensino de zoologia dos profissionais do ensino fundamental em Manaus/Amazonas, Brasil. In: ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL NORTE NORDESTE, 20., 2011, Manaus. Anais... Manaus: UFAM, 2011.

SILVA, V. S. A formação de pedagogos para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2014. Disponível em: http://tede.unioeste.br/handle/tede/902. Acesso em: 18 ago. 2020.

SOUZA, A. L. S.; CHAPANI, D. T. Concepções de ciência de um grupo de licenciandas em Pedagogia e suas relações com o processo formativo. Ciência & Educação, v. 21, n. 4, p. 945-957, 2015.

SURVEYGIZMO. Using Word Clouds to Present Your Qualitative Data. Sandy McKee. Disponível em: https://www.surveygizmo.com/survey-blog/what-you-need-to-know-when-usingword-clouds-to-present-your-qualitative-data. Acesso em: 10 ago. 2020.

VYGOTSKY, L. Pensamento e linguagem. Lisboa: Relogio D`Água, 2007.

WENDLING, C. M.; CAMPOS, S. D. Análise dos registros em diário de bordo sobre alfabetização. In: SEMINÁRIO REGIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS, 3., 2013, Presidente Prudente. Anais...Presidente Prudente: UNIOESTE, 2013.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

GUERRA, L.; OLIVEIRA, F. V. de; CANDITO, V.; SCHETINGER, M. R. C. O ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA: ABORDAGENS METODOLÓGICAS NO DESENVOLVIMENTO DA PRÁXIS DOCENTE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 14, n. 1, p. 71–91, 2021. DOI: 10.18554/rt.v14i1.5301. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5301. Acesso em: 26 abr. 2024.