Educação, liberdade e democracia: uma conexão possível

Autores

  • Genaro Alvarenga Fonseca Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1428

Resumo

A consolidação da Educação como prática pedagógica deu origem a escola como instituição, e neste momento tornou-se vulnerável a implantação dos discursos socioculturais dominantes. Em seu campo de atuação a Educação pode oferecer inúmeras possibilidades, no entanto a grande maioria dos educadores não consegue enxergar a escola de forma diferente do que está secularmente estabelecida. A finalidade deste artigo é refletir sobre as possibilidades de se pensar uma escola diferente, onde se privilegie o desenvolvimento da criatividade e da autonomia do pensamento. Nisto estão os princípios de uma “Educação Democrática”. O momento atual propicia a troca de pontos de vista e impressões de educadores tanto de visão tradicional como também de vanguarda, desta forma não se pode enxergar a Educação no século XXI que não seja sob a forma de projeto, a Educação tradicional, ao contrário, olha para o passado e isso traz consigo a imobilidade que o novo século, por sua vez não tolera. Sabe-se que os passos da Educação seguem os caminhos direcionados pelos marcos civilizatórios, e as novas perspectivas trazem desafios que fatalmente causam desconforto, contudo, são estes desafios que pretendem transformar a Educação e a lançar neste novo século.

Downloads

Publicado

2015-11-07

Edição

Seção

Artigos