O papel dos cursinhos populares nos acessos e mudanças de perspectivas de seus participantes

Autores

  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v1i1.1430

Resumo

O presente texto tem o intuito de discutir o papel dos chamados cursinhos populares ou comunitários com relação aos aspectos dos mecanismos de acesso aos espaços e oportunidades assimilados pelos grupos sociais hegemônicos. Outro objetivo é a descrição das principais características desses grupos sociais de acordo as categorias de capital social, capital cultural e habitus criadas pelo sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002). Além de apresentar dados coletados sobre os diferentes grupos do Estado de São Paulo, tais como, nome, localização e instituição a queestão ligados; optou-se por discutir com maior profundidade as características identitárias de onze destes cursinhos, chamados nesse texto de núcleos. Essa escolha deu-se por conta dos registros de participação destes núcleos durante sete anos de encontros no evento chamado Fórum dos Cursinhos Populares de Ribeirão Preto e região, desde o ano de 2004. A discussão desses núcleos como espaços privilegiados na configuração de um capital social e de acesso ao capital cultural nas ociedade de classes converge em uma descrição ainda mais focada em dois desses núcleos por apresentarem características, metodologias e fundamentos que possibilitam conclusões sobre a importância desses espaços para a mudança de perspectiva na vida de trabalhadores que participam desses grupos.

Biografia do Autor

Danilo Seithi Kato, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (2003), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008), e Doutorado no programa de Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, na linha de pesquisa de formação de professores. Atualmente é docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT),vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) no curso de Licenciatura em Educação do Campo. É credenciado, como professor colaborador, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Também é colaborador voluntário do Centro de Investigações de Metodologias Educacionais Alternativas Conexão (CIMEAC), associação sem fins lucrativos e de interesse público com enfoque em estudos sobre Educação Popular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores e em metodologia de ensino de ciências/biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, educação ambiental, relações CTSA e uso dos temas controversos sociocientíficos no ensino de ciências/biologia. 

Downloads

Publicado

2015-11-07

Edição

Seção

Artigos