Leitura: importância de despertar e desenvolver o gosto pelo hábito da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de Boa Vista (RR)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i1.1439Resumo
O presente artigo tem como propósito apresentar a pesquisa realizada a partir das experiências vivenciadas em uma escola pública de Boa Vista-RR, onde oponto norteador foi a leitura, com foco na importância de despertar e desenvolver o gosto pelo hábito da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A elaboração e execução de um projeto de intervenção foi o ponto essencial para o desenvolvimento desse projeto. Nessa perspectiva o trabalho tem como objetivo de analisar e contribuir efetivamente para o desenvolvimento global da escola pública de Boa Vista, no que se refere às estratégias de leitura que favoreçam a formação de leitores durante a realização desse projeto. A metodologia utilizada na pesquisa compreendeu uma abordagem qualitativa, com procedimentos de coleta de dados: as observações, entrevistas e questionários, possibilitando a coleta de dados e a análise dos problemas de maneira mais adequada e relacionada aos objetivos propostos, possibilitando assim um contato mais direto com os sujeitos: equipe gestora, docentes e discentes. Oportunizando ainda um olhar reflexivo sobre a prática pedagógica na rede pública do Estado de Roraima.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).