Pensando o Ensino de Física e o papel do educador dentro do projeto “Conexão”
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i2.1443Resumo
Vivência e atuação junto ao projeto CONEXÃO da ONG CIMEAC fomentaram questionamentos a respeito do ensino de Física oferecido neste espaço não formal de educação, bem como do papel do professor e/ou educador atuante neste projeto e em outros semelhantes. Baseado na ideia de que os perfis dos “professores” em projetos educacionais sociais sejam muito semelhantes, e que inúmeras situações do dia a dia sejam recorrentes, busca-se um panorama do ensino de Física dentro destes contextos baseado na literatura específica da área e experiências ao longo de sete anos de atuação junto a este projeto. É de interesse, ao menos a tentativa de, se estabelecer uma distinção e ainda levar a reflexões mais profundas acerca dos papéis do professor e do educador de modo que encontremos a nossa real identidade dentro do projeto contribuindo assim para a sua caracterização completa como um espaço de ensino e criação de conhecimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).