Pensando o Ensino de Física e o papel do educador dentro do projeto “Conexão”

Autores

  • Júlio César Garcia Bacharel em Física Médica pela FFCL/USP, professor e educador nas áreas de Física e Ciências Naturais no ensino fundamental e médio e em instituições de ensino privado no município de Ribeirão Preto.
  • Danilo Seithi Kato Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v2i2.1443

Resumo

Vivência e atuação junto ao projeto CONEXÃO da ONG CIMEAC fomentaram questionamentos a respeito do ensino de Física oferecido neste espaço não formal de educação, bem como do papel do professor e/ou educador atuante neste projeto e em outros semelhantes. Baseado na ideia de que os perfis dos “professores” em projetos educacionais sociais sejam muito semelhantes, e que inúmeras situações do dia a dia sejam recorrentes, busca-se um panorama do ensino de Física dentro destes contextos baseado na literatura específica da área e experiências ao longo de sete anos de atuação junto a este projeto. É de interesse, ao menos a tentativa de, se estabelecer uma distinção e ainda levar a reflexões mais profundas acerca dos papéis do professor e do educador de modo que encontremos a nossa real identidade dentro do projeto contribuindo assim para a sua caracterização completa como um espaço de ensino e criação de conhecimento.

Biografia do Autor

Júlio César Garcia, Bacharel em Física Médica pela FFCL/USP, professor e educador nas áreas de Física e Ciências Naturais no ensino fundamental e médio e em instituições de ensino privado no município de Ribeirão Preto.

Bacharel em Física Médica pela FFCL/USP, professor e educador nas áreas de Física e Ciências Naturais noensino fundamental e médio e em instituições de ensino privado no município de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2012-12-12

Edição

Seção

Artigos