Os cursos pré-vestibulares populares enquanto espaços educativos e de formação docente: algumas reflexões

Autores

  • Douglas Verrangia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i2.1451

Resumo

O presente texto traz uma reflexão pautada na literatura e na experiência de trabalho em Cursinhos Pré-Vestibulares Populares, cursos preparatórios orientados a pessoas das camadas empobrecidas de nossa população. Trata-se de um relato de experiência e, ao mesmo tempo, ensaio teórico/prático no qual argumento no sentido de ampliar a compreensão, sobre o que entendo por relativo sucesso dos Cursos Pré-Vestibulares Populares (CPVP) em duas questões: enquanto espaço educativo para jovens e adultos de camadas empobrecidas da população; e enquanto espaço de formação inicial de professores(as). Como pano de fundo, procuro olhar para o que temdado certo nos espaços educativos criados pelos cursinhos populares, a fim de compreender falhas e apontar caminhos para a melhoria da educação formal pública, de onde vêm os sujeitos que, na busca por implementar seus projetos de vida, chegam a esses espaços de educação popular.

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Publicado

2013-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os cursos pré-vestibulares populares enquanto espaços educativos e de formação docente: algumas reflexões. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 5–23, 2013. DOI: 10.18554/cimeac.v3i2.1451. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1451. Acesso em: 11 set. 2025.