"Tecendo Sonhos" – cursinho pré-ENEM de educação popular do campo em Espera Feliz: agroecologia, acesso, permanência na universidade e emancipação social

Autores

  • Ramon da Silva Teixeira Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Leandro de Souza Lopes

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i2.1453

Resumo

O Curso de Educação Popular Pré-Enem, em Espera Feliz-MG, conhecido como “Tecendo Sonhos”, tem sido uma experiência importante referindo-se ao acesso e permanência na universidade baseada na educação agroecológica. O mesmo envolve os jovens das zonas rurais e tem como objetivo promover ações que valorizem os saberes populares e trabalhem a autoestima de estudantes filhos(as) de agricultores(as) rurais de modo que se reconheçam enquanto sujeitos históricos capazes de transformar suas realidades, de valoriza-los e ressignificar o papel dos mesmos. Através da análise do conteúdo, o presente trabalho tem como objetivo apontar os principais princípios metodológicos da experiência que dialogam com a agroecologia, sobretudo, no tocante à autonomia, organização para a mudança e participação nas decisões. Com a nossa experiência, nós queremos mostrar que o desenvolvimento rural sustentável exige um tratamento mais equitativo a todos os atores envolvidos – especialmente em termos das oportunidades a eles estendidas, no nosso caso, às populações rurais mais jovens.

Downloads

Publicado

2013-11-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"Tecendo Sonhos" – cursinho pré-ENEM de educação popular do campo em Espera Feliz: agroecologia, acesso, permanência na universidade e emancipação social. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 83–93, 2013. DOI: 10.18554/cimeac.v3i2.1453. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1453. Acesso em: 18 set. 2025.