Articulação entre ensino, pesquisa e extensão: limites e possibilidades de uma experiência de trabalho junto à comunidade

Autores

  • Tatiana Noronha de Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v3i2.1454

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto de extensão universitária no interior do Estado de São Paulo, bem como o desafio da integração entre ensino, pesquisa e extensão. Este projeto é financiado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Tem como objetivo principal desenvolver atividades relacionadas à alfabetização em língua portuguesa e alfabetização digital, voltadas para adultos e crianças. Temos trabalhado com três grupos distintos: (1) adultos que trabalham emuma cooperativa de catadores, em um aterro sanitário, (2) adultos portadores do vírus HIV e (3) apoio acadêmico voltado às crianças moradoras de um assentamento rural. Temos notado avanços no desenvolvimento intelectual dos diferentes grupos e, ao mesmo tempo, temos enfrentado muitas dificuldades para o desenvolvimento das atividades, devido às difíceis condições de vida dos participantes, que influenciam a adesão ao projeto. Conclui-se que o desenvolvimento de projetos junto à comunidades muito pobres é um desafio para a universidade, especialmente ao responder a uma demanda da comunidade, e não a necessidade da universidade.

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Publicado

2013-11-15

Edição

Seção

Artigos