Licenciatura em Educação do Campo na UFTM: algumas experiências em tempo-escola e tempo-comunidade

Autores

  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Verônica Klepka Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
  • Juliano Pinheiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1465

Resumo

Neste texto, busca-se o relato reflexivo de algumas experiências vivenciadas nos espaços Tempo-Escola e Tempo-Comunidade do curso de Licenciatura em Educaçãodo Campo, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Tais experiências partem da proposta de se promover práticas de letramento baseadas na leitura e na escrita críticas da palavra e do mundo, de acordo com a proposta de Paulo Freire (2005). Para isso, propõe-se um percurso didático de produção de memórias das primeiras práticas de leitura e escrita dos educandos, associada a outras atividades que favorecem maior consciência das estratégias formais da escrita. Em Tempo-Comunidade, procura-se uma continuidade do percurso de leitura a partir da realidade da comunidade visitada. A aliança entre diferentes áreas de conhecimento, representadas pelos docentes, é uma tentativa de se lançar sobre os sujeitos, tempos e espaços e olhares diferentes, que podem, assim, contemplar a pluralidade do contexto encontrado.

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Publicado

2014-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Licenciatura em Educação do Campo na UFTM: algumas experiências em tempo-escola e tempo-comunidade. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 6–21, 2014. DOI: 10.18554/cimeac.v4i2.1465. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1465. Acesso em: 11 set. 2025.