Temas, conceitos e processos em educação popular: uma discussão a partir das ciências sociais

Autores

  • Felipe Ziotti Narita Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1467

Resumo

Este artigo discute proposições e possibilidades de entendimento da educação popular a partir de formulações teóricas do campo das ciências sociais. Trata-se de situar a discussão da educação popular no conjunto mais amplo de problemas lançados pelas ciências sociais, analisando as práticas educativas à luz de processos sociopolíticos, sobretudo, a partir de referenciais sociológicos e históricos (democratização política, cidadania, modernização). Por meio da exposição e da discussão de alguns dos conceitos e abordagens que vinculam a educação popular a temas mais amplos das ciências sociais, o texto argumenta que o entendimento da educação popular, para além das discussões curriculares e de conteúdo, deve ser teoricamente inserido na investigação dos próprios impasses sociais, políticos e econômicos que acompanham a América Latina nas últimas cinco décadas.

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Publicado

2014-12-21

Edição

Seção

Artigos