Cursinhos populares, emancipação e modelo tradicional de ensino: limites e contradições

Autores

  • Renato Chaves Azevedo Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v4i2.1468

Resumo

Existe uma lacuna entre os objetivos estabelecidos para a educação escolar formal e o que de fato é concretizado dentro das escolas. Há muitas causas para esse problema, e esse trabalho chama a atenção para uma em especial: a própria concepção do que é ensinar e do que é aprender. Insiste-se em manter um modelo de ensino que tem pouco a ver com o que se espera da educação, já que este é focado na memorização e repetição, e não na interpretação e reflexão. Assim, projetos de educação popular que objetivam emancipação intelectual de seus estudantes deveriam investir na criação de propostas pedagógicas alternativas à que vigora no ensino tradicional.

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Publicado

2014-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cursinhos populares, emancipação e modelo tradicional de ensino: limites e contradições. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 58–67, 2014. DOI: 10.18554/cimeac.v4i2.1468. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1468. Acesso em: 11 set. 2025.