Ação social e combate à pobreza: perspectivas com base em desenhos negros

Autores

  • Diego da Costa Vitorino Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v5i1.1473

Resumo

A partir de desenhos elaborados por jovens negros e carentes da periferia de Araraquara, este trabalho ilustra imaginários dos estudantes envolvidos num projeto educacional de uma organização não governamental acerca do continente africano. Com base em reflexões à luz das teorias da complexidade, a pesquisa procura compreender como esses jovens passam de atores a autores da ação social, mobilizados pela proposta educativa daentidade, que tem como objetivo garantir acesso aos bancos universitários a esses estudantes. No contexto da educação popular dos negros, os desenhos revelam a capacidade e as limitações do agir desses atores sociais frente ao combate à pobreza e a necessidade de mobilidade social dos grupos que aindase encontram à margem do ensino superior no país.

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Publicado

2015-11-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ação social e combate à pobreza: perspectivas com base em desenhos negros. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 70–90, 2015. DOI: 10.18554/cimeac.v5i1.1473. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/1473. Acesso em: 18 set. 2025.