As feiras de ciências da UFG/RC: construindo conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i1.1502Resumo
As Feiras de Ciências da Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão (UFG/RC) são eventos de grande relevância, repercutindo de maneira significativa em todo o conjunto de escolas e colégios públicos e privados do município de Catalão e Região. O objetivo primordial deste evento é o de despertar e estimular o interesse de alunos de Ensino Médio, Profissional ou Tecnológico, Fundamental e Educação Infantil de escolas das redes pública e privada pelas Ciências (em geral, em todas as áreas do Conhecimento). Aliás, os grandes diferenciais desta Feira de Ciências são a abrangência de todos os níveis de escolaridade, oportunizando inclusive aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 a oportunidade de vivenciar a pesquisa e divulgar seus resultados ao público e a abrangência de área de conhecimento. Outros importantes objetivos são estreitar as relações Universidade-Escola, o que tem sido bem sucedido e permitir que as escolas mostrem na Feira de Ciências os seus projetos em andamento, de forma a valorizar os trabalhos que as escolas já realizam, divulgando-os durante o evento, de modo a dar visibilidade aos trabalhos cotidianos de professores e alunos dentro das escolas. Os estudantes são responsáveis pela execução e apresentação dos trabalhos durante o período de realização da Feira de Ciências. No dia da exposição dos trabalhos, cada um deles é avaliado por uma comissão composta por professores da Universidade, egressos dos programas de pós-graduação da Unidade e professores da Educação Básica com título de Mestre; a avaliação obedece a critérios previamente divulgados como criatividade e inovação; relevância do trabalho; aspecto interdisciplinar; clareza e objetividade na apresentação do trabalho, dentre outros. Tem-se trabalhado desde sempre com a interdisciplinaridade e com o propósito de se agregar todas as áreas do conhecimento. Dentre os resultados alcançados pelas atividades das Feiras de Ciências da UFG/RC, tem - se a participação efetiva da comunidade no evento; professores estimulados a desenvolver atividades de enriquecimento curricular; alunos motivados apresentando um número significativo de projetos para a Feira de Ciências; alunos com desenvoltura para a execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais.
Palavras-chave: Feiras de Ciências; Formação cidadã; Metodologia diferenciada de ensino.
ABSTRACT: The Science Fairs of Federal University of Goiás / Regional Catalão (UFG / RC) are highly relevant events impacting significantly on the entire set of public and private schools in Catalão and Region. The primary objective of this event is to arouse and stimulate the interest of high school, Technology, Fundamental Education and Early Childhood students of public and private schools for Science (all knowledge areas). By the way, the great advantages of this Science Fair is the scope of all levels of education, providing opportunities to Early Childhood and fundamental education students to experience research and disseminate their results to the public, beyond the scope of knowledge area. Other important objectives are to strengthen the University-School relations, which have been successful and allow schools to show in the Science Fair its ongoing projects in order to value the work that schools already perform, publicizing them during the event in order to give visibility to the daily work of teachers and students. Students are responsible for implementing and the presentation of the work in the Science Fair. In the exhibition day of the works, each one of them is evaluated by a committee composed for University teachers, Post-Graduation Egresses of the Unit and Basic Education teachers with master's degree; the evaluation is based on criteria previously published as creativity and innovation; relevance of the work; interdisciplinary aspect; clarity and objectivity in the presentation of the work, among others. It has been working always with interdisciplinary approach and with the purpose to aggregate all knowledge areas. Among the results achieved by the activities of the Science Fairs of UFG / RC, has the effective participation of the community in the event; Teachers encouraged to develop activities for curriculum enrichment; motivated students presenting a significant number of projects in the Science Fair; Students with ease for the execution and presentation of scientific and /or cultural work.
Keywords: Feira de Ciências; Citizenship; Differentiated methodology of teaching.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).