Princípios da pedagogia relacional em duas regências do PIBID Letras/Espanhol da UFPR / Principles of relational pedagogy in two classes of UFPR PIBID/Spanish

Autores

  • Pedro Filipe de Lima Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1683

Resumo

Este artigo visa expor as tendências pedagógicas estipuladas pelo professor doutor Fernando Becker e aponta, com base na observação de duas regências aplicadas pelos bolsistas do PIBID Letras/Espanhol da UFPR como algumas características de uma delas, a pedagogia relacional, se manifestaram nas aulas em questão – ainda que os pressupostos teóricos de Becker não tenham sido estudados pelos bolsistas, eles estiveram presentes em muitos momentos dessas regências. Concluímos que a pedagogia relacional auxilia o professor de língua estrangeira ao proporcionar-lhe a possibilidade de ensinar os alunos com base em conhecimentos já adquiridos por eles.

Palavras-chave: PIBID; Regências; Pedagogia relacional.

 

ABSTRACT: This essay exposes the pedagogical tendencies explained by professor and doctor Fernando Becker and appoints, based on observations of two classes made by scholarships from UFPR PIBID Letras/Spanish, how some characteristics of one of them, the relational pedagogy, were present at these classes. It shows, based on observations of two classes made up of students from UFPR PIBID Letras/Spanish, how some characteristics of Relational Pedagogy were present. Even though Becker's writings weren't studied by the students, they still sometimes manifested his ideas in these classes. We concluded that Relational Pedagogy helps teachers of foreign languages when it provides them with the opportunity of teaching students based on their previous knowledge.

Keywords: PIBID; Clases; Relational pedagogy.

Biografia do Autor

Pedro Filipe de Lima, Universidade Federal do Paraná

Licenciado em Letras Português/Espanhol pela UFPR.

Downloads

Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos