O ensino de literatura na educação básica e a formação do leitor / Literature teaching in primary and secondary education and the reader development

Autores

  • Letícia Lima Universidade de Brasília - UnB
  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v6i2.1845

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o processo ensino-aprendizagem de literatura pela perspectiva dos próprios educandos. Buscou-se dar o espaço de fala aos estudantes, a partir da leitura em grupo, com objetivo de perceber também como se dá a relação deles com o texto. Por meio do debate, foi possível descortinar algumas problemáticas sobre o tema que serão discutidas adiante. A experiência prática aconteceu com uma turma do 8° ano do ensino fundamental da escola Centro Educacional Myriam Ervilha, da regional de ensino do Recanto das Emas – DF.

Palavras-chave: Literatura; Ensino; Aprendizagem; Leitura; Livro.

 

ABSTRACT: The following paper proposes a reflection about the process of teaching/learning literature through the educators' own perspectives. The research sought to give students a voice via group readings which also aimed to observe the students' relation with the text. Further, by means of debate, it was possible to reveal some issues about the themes that will be discussed ahead. The practical experience occurred with a group of eighth graders at the school Centro Educational Myriam Ervilha (Myriam Ervilha Educational Center), within the educational district of the city of Recanto das Emas in the state of Distrito Federal, Brazil.

Keywords: Literature; Teaching; Learning; Reading; Book.

Biografia do Autor

Letícia Lima, Universidade de Brasília - UnB

Pesquisadora de Iniciação Científica do CNPq, Universidade de Brasília-UnB, leticia.n.lima@hotmail.com

 

Maria da Glória Magalhães dos Reis, Universidade de Brasília - UnB

Maria da Glória Magalhães dos Reis
Programa de Pós-graduação em Literatura - Póslit
Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução - LET
Coordenadora dos grupos GEDLLE e En classe et en scène

Downloads

Publicado

2017-01-05

Edição

Seção

Artigos