Escolas itinerantes do Paraná: paisagem, latifúndio e complexos de estudo / Itinerant schools of Paraná: landscape, latifundio...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v8i1.2738Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar uma discussão acerca da proposta curricular das escolas itinerantes do Paraná e como ela se efetiva (ou não) no Colégio Estadual Maria Aparecida Rosignol Franciosi (localizado no distrito de Lerroville, município de Londrina), mais especificamente, em aulas de matemática. Para isso, contextualizamos historicamente a disputa pela terra no estado e a criação dessas escolas em acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A proposta curricular dessas escolas baseia-se na obra de Pistrak a respeito da Escola-Comuna da União Soviética e está organizada a partir de complexos de estudo, desenvolvidos com porções da realidade, que articulam diversas disciplinas. Com base na realidade vivenciada na escola – registrada em um diário de pesquisa e em gravações de áudio de aulas de matemática – e no complexo de estudo referente à porção da realidade “Produção de Alimentos”, descrito no documento que norteia as práticas pedagógicas dessas escolas, apresentamos algumas ideias para o trabalho em aulas de matemática, abordando as produções dos familiares e discutindo a produção agroecológica e o uso de agrotóxicos.
Palavras-chave: Educação Matemática; Educação do Campo; Complexos de estudo; Escolas itinerantes.
ABSTRACT: This paper aims to present a discussion about the curricular proposal of the itinerant schools of Paraná and how it is effective (or not) in the State College Maria Aparecida Rosignol Franciosi (it is in Lerroville district in the city of Londrina), more specifically, in mathematics classes. For this, we contextualize historically the dispute for the land in the state of Paraná and the creation of these schools. The curriculum proposal for these schools is based on Pistrak's work on the Soviet Union School-Commune. Based on the reality experienced at school – recorded in a research diary and audio recordings of math classes – and on the complex theme related to the portion of reality "Food Production" described in the document that guides the pedagogical practices of these schools, we present some ideas for the work in mathematics classes, approaching the family members' productions and discussing the agroecological production and the use of pesticides.
Keywords: Mathematics Education; Rural Education; Complex method; Itinerant schools.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).