Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Cadernos CIMEAC
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 8 n. 1 (2018): Dossiê - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
v. 8 n. 1 (2018): Dossiê - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
Publicado:
2018-07-31
Editorial
Editorial
Danilo Seithi Kato, Felipe Ziotti Narita
1-7
PDF
Apresentação - Políticas e práticas educativas a partir dos povos do campo
Elizandro Mauricio Brick, Danilo Seithi Kato
8-18
PDF
Entrevista
A importância da praxis intelectual militante de Marta Pernambuco: destaques iniciais / The importance of Marta Pernambuco's militant intellectual praxis...
Antonio Fernando Gouvea da Silva, Demétrio Delizoicov, Elizandro Mauricio Brick, Irene Alves Paiva, Mônica Castagna Molina
19-49
PDF
Artigos do dossiê
Estrutura agrária e relações sociais no campo / Agrarian structure and social relations in the countryside
Cloves Alexandre de Castro
50-67
PDF
À guisa das questões de territorialidades na área da educação do campo / As a guide to territoriality issues...
Silvio Domingos Mendes da Silva
68-93
PDF
A influência histórica dos movimentos sociais em favor das políticas públicas de educação do campo / The historical influence of social movements in favor of public...
Ramofly Bicalho, Sebastiana Ferreira Bezerra
94-115
PDF
Movimentos sociais, educação do campo e o PRONERA: espaço de materialidade da educação popular / Social movements, countryside education and the PRONERA...
Acácia Barros Fernandes Dutra, Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
116-140
PDF
Lugares da educação popular: olhares (inter)relacionais entre comunidades e universidade / Places of popular education: interrelational views between communities and the university
Carlos Adriano da Silva Oliveira, Eliene Macedo Silva
141-155
PDF
Reflexões acerca do uso das tecnologias digitais e as juventudes do campo / Reflections on the use of digital technologies...
Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Hildegard Susana Jung
156-183
PDF
Gente que veio da terra: experiências educativas vivenciadas na infância de roça por assentados da reforma agrária de São Carlos (SP) / People who came from the land: educational experiences of rural childhood...
Diogo Marques Tafuri
184-212
PDF
A educação do campo como caminho para a transformação social: notas desde o Triângulo Mineiro / Rural education as a path to social transformation: notes from the Triângulo Mineiro region
Daniele Cristina Souza, Diógenes Valdanha Neto
213-231
PDF
A fundação da Escola Família Agrícola do Sertão: ensaio a respeito dos sentidos da escola em um mundo em crise / The foundation of the Rural Family School of Sertão: an essay about...
Denizart Busto de Fazio
232-257
PDF
O estágio supervisionado e a pedagogia da alternância: caminhos que se cruzam na formação do professor do campo / Internship and the pedagogy of alternation: paths that cross...
Elisandra Carneiro de Freitas, Bruna Cardoso Cruz, Marilda Shuvartz Shuvartz
258-282
PDF
Performando um espaço de reflexão sobre sistemas de conhecimento a partir de um debate: experiência em uma turma de licenciatura em educação do campo / Elaborating a space for reflection...
Ana Paula da Silva Freitas, Francisco Ângelo Coutinho
283-302
PDF
Os Cadernos da Realidade dos alunos da LEDOC/UFES como agenciamentos coletivos de enunciação / The student's notebook on LEDOC/UFED as collective enunciation management
Sandra Kretli Silva
303-316
PDF
Territórios existenciais da formação docente: expectativas e compreensões dos estudantes sobre o curso de licenciatura em educação do campo / Expectations and understandings of the students about the countryside education degree...
Raquel Silveira da Silva, Luiz Fernando Mackedanz
317-337
PDF
Escolas itinerantes do Paraná: paisagem, latifúndio e complexos de estudo / Itinerant schools of Paraná: landscape, latifundio...
Línlya Sachs, Larissa Gehrinh Borges
338-363
PDF
“Nós sem Deus e sem água não é nada”: saberes e conquista na criação da reserva de desenvolvimento sustentável Nascentes Geraizeiras / "Without god and without water we ain't nothing": knowledge and conquest in creating...
Maria Lúcia de Oliveira Agostinho, Rodrigo dos Santos Crepalde
364-390
PDF
Modelagem matemática na educação do campo: visibilidade de saberes locais / Mathematical modeling in rural education: visibility of local knowledge
Maria Carolina Machado Magnus
391-407
PDF
Conhecimentos populares e escolares sobre processos de conservação de carne anteriores à eletricidade em Santa Rosa de Lima (SC) / Popular and school knowledge of pre-electric meat conservarion processes...
Francisco Fernandes Soares Neto, Junior Alberton, Diane Kulkamp, Karine Neckel
408-429
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Português (Brasil)
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários