Avaliação e aprendizagem: percepção de graduandas e graduandos em Economia em uma universidade pública / Evaluation and learning: Economics undergraduate students perception in a public university

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3337

Resumo

Neste artigo apresentamos a temática da avaliação, a partir da análise de um processo investigativo junto a estudantes de economia, de uma universidade pública, em que se reflete sobre a percepção que estes graduandos têm sobre avaliação e aprendizagem. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, a investigação foi desenvolvida com trinta estudantes que estão no 6° semestre e os dados produzidos a partir de um questionário, com perguntas fechadas e abertas, foram analisados a partir da Análise Textual Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa apresenta como aporte teórico algumas ideias de autores como Cid e Fialho (2012), Fernandes (2005), Pacheco (2012), Santiago (2012), William (2009), entre outros. Por meio deste estudo, evidenciamos que a maioria dos estudantes considera que o principal propósito da avaliação é de medir o seu desempenho e na atribuição de uma classificação, revelando pouco interesse na qualidade da aprendizagem, o que na concepção dos participantes é o mais importante.

Palavras-chave: Avaliação; Aprendizagem; Metacognição.

 

ABSTRACT: In this article the topic evaluation is presented, through the analysis of an investigative process with economics’ students, from a public university, in which we reflect about the perception these graduates have on evaluation and learning. The study is characterized as a qualitative research, the investigation was developed with thirty students who are in the 6th semester and the data produced through a questionnaire, with closed-ended and open-ended questions, were analyzed through the Discursive Textual Analysis, from Moraes and Galiazzi (2016). The research presents as theoretical contributions some ideas from authors as Cid & Fialho (2012), Fernandes (2005), Pacheco (2012), Santiago (2012), William (2009), among others. Through this study, it’s evident that most of the students consider the main purpose of evaluation to be measuring their performance and attributing a classification, revealing little interest in the learning quality, which in the participants’ conception it’s the most important.

Keywords: Assessment; Learning; Metacognition.

Biografia do Autor

Patricia Franzoni, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Discente no Programa de Pós-Graduação - Doutorado em Ensino (UNIVATES), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior (CAPES), Mestra em Economia (UFPB/ João Pessoa), Professora Adjunta III (Economia/FURG).

Marli Quartieri, UNIVATES

Doutora em Educação (UNISINOS), Professora da Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Ensino e Ensino de Ciências Exatas – UNIVATES), Bolsista de Produtividade de Pesquisa (CNPq – Nível 2).

Nélia Maria Pontes Amado, Universidade de Algarve (Portugal)

Doutora em Matemática pela Universidade de Algarve (Portugal).

Susana Carreira, Universidade de Lisboa (Portugal)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) 

Downloads

Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Artigos