A influência de um curso de formação de professores para a constituição docente / The influence of a teacher training course...
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3701Resumo
No atual cenário educacional verifica-se a criação de cursos de formação de professores, voltados à portadores de diploma de educação superior na modalidade bacharel que pretendam se dedicar a docência. Neste cenário objetiva-se com o presente estudo analisar a influência da formação nestes cursos na prática docente de três de seus discentes. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa, básica, descritiva e biográfica. As entrevistas foram analisadas de acordo com os procedimentos de Delory-Momberger (2012, p. 533). Entre os diversos resultados, destaca-se a presença de uma crítica à prática de seus mestres, uma autoformação da prática e visão docente por meio da associação entre teoria e a execução da própria prática profissional e docente, bem como uma influência do curso no modo de constituir-se professor. Compreende-se, partindo da análise dos dados que o curso obteve um impacto positivo na prática vivenciada, reflexiva e crítica de ser professor.
Palavras-chave: Educação profissional; Formação de professores; Prática docente.
ABSTRACT: In the current educational scenario there is the creation of teacher training courses, aimed at those with a bachelor degree in higher education who wish to dedicate themselves to teaching. In this scenario the objective of this study is to analyze the influence of training in these courses on the teaching practice of three of its students. The research can be classified as qualitative, basic, descriptive and biographical. The interviews were analyzed according to Delory-Momberger's procedures (2012, p. 533). Among the various results, there is the presence of a criticism of the practice of their masters, a self-formation of the teaching practice and vision through the association between theory and the execution of the professional and teaching practice itself, as well as an influence of the course in the way to constitute as a teacher. It is understood from the data analysis that the course had a positive impact on the lived, reflective and critical practice of being a teacher.
Keywords: Professional education; Teacher training; Teaching practice.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).