A influência de um curso de formação de professores para a constituição docente / The influence of a teacher training course...

Autores

  • Camila Cantarelli Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Bruno Milani Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS)
  • Sérgio Guilherme Schlender Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Andreia Inês Dillenburg Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3701

Resumo

No atual cenário educacional verifica-se a criação de cursos de formação de professores, voltados à portadores de diploma de educação superior na modalidade bacharel que pretendam se dedicar a docência. Neste cenário objetiva-se com o presente estudo analisar a influência da formação nestes cursos na prática docente de três de seus discentes. A pesquisa pode ser classificada como qualitativa, básica, descritiva e biográfica. As entrevistas foram analisadas de acordo com os procedimentos de Delory-Momberger (2012, p. 533). Entre os diversos resultados, destaca-se a presença de uma crítica à prática de seus mestres, uma autoformação da prática e visão docente por meio da associação entre teoria e a execução da própria prática profissional e docente, bem como uma influência do curso no modo de constituir-se professor. Compreende-se, partindo da análise dos dados que o curso obteve um impacto positivo na prática vivenciada, reflexiva e crítica de ser professor.

Palavras-chave: Educação profissional; Formação de professores; Prática docente.

 

ABSTRACT: In the current educational scenario there is the creation of teacher training courses, aimed at those with a bachelor degree in higher education who wish to dedicate themselves to teaching. In this scenario the objective of this study is to analyze the influence of training in these courses on the teaching practice of three of its students. The research can be classified as qualitative, basic, descriptive and biographical. The interviews were analyzed according to Delory-Momberger's procedures (2012, p. 533). Among the various results, there is the presence of a criticism of the practice of their masters, a self-formation of the teaching practice and vision through the association between theory and the execution of the professional and teaching practice itself, as well as an influence of the course in the way to constitute as a teacher. It is understood from the data analysis that the course had a positive impact on the lived, reflective and critical practice of being a teacher.

Keywords: Professional education; Teacher training; Teaching practice.

Biografia do Autor

Camila Cantarelli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bruno Milani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS). Doutor em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sérgio Guilherme Schlender, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Administrador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Andreia Inês Dillenburg, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2019-10-22

Edição

Seção

Artigos