Uma análise a partir da epistemologia de Larry Laudan dos modelos atômicos
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i2.3773Resumo
A natureza das Ciências pode ser entendida por diferentes concepções epistemológicas. O termo epistemologia se refere ao estudo dos postulados, conclusões e métodos dos diferentes ramos do saber científico e, portanto, estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validades do conhecimento. Neste artigo discute-se o conceito de átomo na perspectiva epistemológica de Larry Laudan, filósofo do século XX, com o objetivo de promover reflexões acerca da teoria atômica. Inicialmente apresenta-se um cenário sobre a história e importância da epistemologia. Em seguida destaca-se as ideias centrais da epistemologia de Laudan a qual destaca que a ciência é em essência uma atividade de Resolução de Problemas e traz a taxonomia quanto aos tipos de problemas, classificando-os em empíricos e conceituais. Por fim, considera-se que os resultados relativos à pesquisa da evolução dos modelos atômicos permitem reflexões importantes sobre o contexto histórico e suas implicações para o Ensino de Ciências.
Palavras-chave: Ensino de ciências; Modelos atômicos; Epistemologia de Laudan.
ABSTRACT: The nature of science can be understood by different epistemological conceptions. The term epistemology refers to the study of the postulates, conclusions and methods of the different branches of scientific knowledge and, therefore, studies the origin, structure, methods and validities of knowledge. This article discusses the concept of atom in the epistemological perspective of Larry Laudan, philosopher of the twentieth century, with the aim of promoting reflections on atomic theory. Initially we present a scenario about the history and importance of epistemology. Next, we highlight the central ideas of Laudan's epistemology, which emphasizes that science is essentially a Problem Solving activity and brings taxonomy to the types of problems, classifying them as empirical and conceptual. Finally, it is considered that the results concerning the research of the evolution of the atomic models allow important reflections on the historical context and its implications for Science Teaching.
Keywords: Science teaching; Atomic models; Laudan’s epistemology.
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