Das notas de leitura à tese: alguns apontamentos sobre a elaboração de 'Educação e atualidade brasileira', de Paulo Freire

Autores

  • Sérgio C. Fonseca USP
  • Fernanda Ribeiro Ruffo Roberto

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v10i3.5101

Resumo

No conjunto dos estudos sobre Paulo Freire e sua obra, sua tese "Educação e atualidade brasileira" mereceu atenção de pesquisas, como as de Vanilda Paiva e Celso Beisiegel, que nos anos 1970 apontaram os constituintes teóricos e metodológicos, bem como as circunstâncias históricas e as questões conjunturais que repercutiram na escrita da tese. Outros trabalhos mais recentes, a exemplo de Maria Cecília Teixeira, José Eustáquio Romão e Ana Inês Souza, também se ocuparam com esse texto, que é um dos primeiros de Paulo Freire e de uma fase que precede seu exílio forçado em 1964. Portanto, no conjunto da obra freireana, mesmo sendo um texto de início de trajetória e tendo encorpado o conteúdo de outro livro mais conhecido, "Educação como prática da liberdade", a tese de Freire ainda tem algo a revelar, como é caso da proposta do presente artigo. Por essa razão, colocamos em destaque, neste artigo, alguns aspectos da elaboração de "Educação e atualidade brasileira" a partir do registro do processo de estudo de Freire deixado em anotações nos livros que constam da bibliografia dessa tese.

Palavras chave: Paulo Freire; Educação e atualidade brasileira; Democracia.

ABSTRACT: Among the studies on Paulo Freire and his work, his thesis "Educação e atualidade brasileira" deserved attention from studies, such as those of Vanilda Paiva and Celso Beisiegel who, at 1970’s, pointed out the theoretical and methodological constituents, as well as the historical circumstances and conjuncture issues that had an effect on the writing of this thesis. More recently, some works have also explored this text, which is one of Paulo Freire's first publications in a phase that precedes his forced exile in 1964. Therefore, in light of the whole of Freirean work, even being a text from the beginning of his trajectory and having full-bodied the content of another better known book, "Educação como prática da liberdade", Freire's thesis still has something to reveal, as this article proposes to demonstrate. For this reason, we highlight some aspects of the process of elaboration of "Educação e atualidade brasileira", from the record of Freire's study process that was left in notes in the books that appear in the bibliography of his thesis.

Keywords: Paulo Freire; Educação e atualidade brasileira; Democracy.

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Publicado

2020-12-01