Um olhar a partir da epistemologia de Larry Laudan para o ensino de ciências: a resolução de problemas em aulas de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.5213

Resumo

O presente artigo busca pressupostos epistemológicos da área de Ensino de Ciências para balizar a metodologia de Resolução de Problemas. Para isso, fez-se um estudo da epistemologia de Larry Laudan para compreender o avanço da Ciência através do modelo de Resolução de Problemas empíricos e conceituais. Este estudo baseou-se em uma análise de conteúdo das obras de Laudan e de artigos e/ou livros presentes na literatura sobre a sua epistemologia trazendo esclarecimentos plausíveis acerca do processo de construção da Ciência que possam contribuir para o aprimoramento das concepções epistemológicas e colaborar para novas estratégias de ensino e a aprendizagem, e formação de cidadãos, a fim de relacionar os conteúdos assimilados a uma sociedade em constante transformação, adquirindo uma visão crítica e autônoma acerca dos fenômenos científicos do meio no qual estão inseridos. A transformação de problemas não resolvidos ou anômalos em problemas resolvidos de forma gradual constitui-se, para Laudan, um progresso científico. Outra marca da proposta de Laudan é a “tradição de investigação”, definida como um conjunto de compromissos ontológicos e metodológicos que vão orientar a pesquisa científica e o desenvolvimento de suas teorias específicas. Mesmo tendo críticas sobre sua forma de avaliar os problemas, o progresso científico e as tradições de investigação da ciência, observa-se que as concepções do autor apontam para a consolidação de um embasamento teórico mais elaborado sobre a atividade científica, trazendo critérios importantes para a construção de aulas mais relevantes e sistematizadas de/e sobre Ciências, com modelos de ensino e aprendizagem frutíferos e eficientes. Nesta concepção, aponta-se que os estudantes através do uso da Resolução de Problemas em seus contextos escolares podem aprender os conteúdos do currículo e relacioná-los com suas vivências, lhes atribuindo significados úteis para suas vidas.

Biografia do Autor

Ana Flávia Corrêa Leão, Unipampa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha e Especialização em Ecologia e em Orientação, Supervisão e Gestão Escolar. Especializanda em Metodologia no Ensino de Física e Mestranda em Ensino de Ciências. Atualmente é Vice Diretora do Turno da Noite da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção e professora da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes. Tem experiência na área de Física e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, estratégia, região do pampa, produção e experimentação Investigativa.

Mara Elisângela Jappe Goi, Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos