Saberes do outro no livro didático: a história dos afro-brasileiros

Autores

  • Manoel Ayusso Martins Secretaria da Educação de São Paulo
  • Vânia de Fátima Martino Unesp

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i2.5846

Resumo

Neste trabalho, discute-se em que medida livros didáticos de História (8º ano) se mostram abertos à diversidade cultural e às diferentes formas de existir, saber e estar no mundo. Para isso, são analisadas as características da história dos negros no Brasil veiculadas nas coleções “Nova História Crítica”, “Projeto Araribá – História” e “História Sociedade & Cidadania”. Como referência, são utilizados documentos oficiais (Lei 10.639/03 e diretrizes curriculares) e a literatura sobre multiculturalismo e educação. Os resultados indicam que os princípios veiculados, que integram e consolidam construções eurocêntricas, representam os negros predominantemente em condições de marginalização (pobre, escravizado, etc.). Tais resultados evidenciam que (1) os autores não têm sido capazes de produzir livros didáticos multiculturalmente orientados, que (2) estes livros se apresentam como território fértil de reprodução do daltonismo cultural e das relações sociais de desigualdade e dominação que tal daltonismo produz, e que (3) há uma relação íntima entre formação acadêmica dos autores e o conteúdo multicultural dos livros.

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Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos