Leitura de textos acadêmicos: um exercício de busca do óbvio
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5884Resumo
A partir do exercício de leitura de dois fragmentos de textos acadêmicos da área de ensino de línguas, proponho uma discussão sobre o modo como os sujeitos vêm estabelecendo uma relação com o conhecimento na universidade contemporânea. As análises procuram desfazer alguns jogos linguísticos que encobrem fragilidades das pesquisas relatadas nos textos, sem no entanto deixar de enunciá-las, criando um efeito de naturalização que convida o leitor a aceitá-las como parte da própria escrita acadêmica. Estes exercícios se baseiam em dados pertencentes ao corpus do projeto “Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento” (CNPq 427044/2018-9) e ilustram o tratamento analítico dado aos textos no âmbito dessa investigação. Do ponto de vista teórico, os exercícios calcam-se numa perspectiva discursiva da linguagem e dialogam com dois conceitos, o de “alienação linguística” (ROSSI-LANDI, 1984) e o de “obstáculos epistemológicos” (BACHELARD, 1996). Pela aproximação a esses conceitos procura-se mostrar como os textos estão armados para legitimar a apresentação da repetição como produção, inflacionando seu “valor de troca” em relação ao “valor de uso” e permitindo a manutenção de formas de pensamento “pré-científicas” alojadas no discurso acadêmico.
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