v. 11 n. 3 (2021): Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento (edição especial)

					Visualizar v. 11 n. 3 (2021): Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento (edição especial)

Organização: Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa (UFTM) e Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto (USP). Coletânea especial decorrente de projeto de pesquisa do CNPq (427044/2018-9).

Publicado: 2021-12-24

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5992
    Danilo Seithi Kato, Felipe Ziotti Narita
    1-7
  • Leitura e escrita no Brasil, Honduras, Angola e Chile: formação na universidade contemporânea e (re)produção de conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5993
    Marinalva Vieira Barbosa, Valdir Heitor Barzotto
    8-11

Artigos do dossiê

  • Leitura de textos acadêmicos: um exercício de busca do óbvio

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5884
    Thomas Massao Fairchild
    12-31
  • Depreendendo uma metodologia de leitura de revistas acadêmicas

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5976
    Valdir Heitor Barzotto, Marcelo Dias
    32-48
  • Escrever, autorizar e conhecer: uma análise da relação entre escrita, autoria e produção de conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5977
    Lúcio Álvaro Marques
    49-72
  • Considerações sobre o trabalho de análise inerente à leitura de textos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5978
    Adriana Santos Batista, Emanuelle Ventura de Freitas
    73-84
  • Problemas de escritura identificados en la producción de ensayos de estudiantes de tres carreras de Pedagogía

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5979
    Paulina Meza
    85-105
  • Tomadas de posição em textos de graduandos da UFRN

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5980
    Rebecca Cruz Pinheiro, Sulemi Fabiano-Campos
    106-129
  • El impacto de la escritura académica en la formación a nivel de postgrado: el caso de la Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM) de Honduras

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5981
    Sandra Cáceres Estrada
    130-154
  • Pesquisa, leitura e escrita no ensino superior: uma análise de monografias produzidas no ISCED do Sumbe (Angola)

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5982
    Belarmino Simão Proença Justino, Marinalva Vieira Barbosa, Lourenço Lino de Sousa
    155-182
  • A prática do Control+C Control+V em textos produzidos na universidade: como fica a produção do conhecimento?

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5983
    Maria Beatriz de Souza Almeida Delduque
    183-207
  • O uso da vírgula na escrita de textos acadêmicos

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5984
    Agda Negrão Moreira Chahim, Deborah Dayse Silva Gomes Ribeiro
    208-220
  • Unidades de discurso nos planos de ensino de Geografia: estágio, formação docente e o jogo da continuidade

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5985
    Amanda Regina Gonçalves
    221-243
  • Autoria, território e alteridade para uma formação intercultural de profesores de ciências

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5986
    Danilo Seithi Kato, Janaína Zaidan Bicalho Fonseca
    244-273
  • Análise do discurso do outro em textos acadêmicos que versam sobre a educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5987
    Natália Penitente Andrade, Fernanda do Rocio Portela, Mariana Mativi
    274-289
  • Construção da escrita academico-profissional: análise da textualidade de planos de ensino inclusivo de línguas produzidos por graduandos de Letras

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5988
    Iara Aparecida Garcia, Marcelo Alexandre Teodoro, Carla Regina Rachidi Otávio Murad
    290-313
  • Escrita de roteiros: a produção de um audiovisual na escola e a escrita sobre sua aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5989
    Janaína Aguiar Mendes Galvão, Vera Lucia Bonfim Tiburzio
  • Explorando operações discursivas na leitura de um artigo científico do campo da educação matemática: contributos para a reflexão sobre produção de conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5990
    Thiago Mena
    341-361
  • Convergência entre escrita e imagem no registro escrito do estágio supervisionado no curso de Letras

    DOI: https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5991
    Luana Clementino Chalegre
    362-390