Depreendendo uma metodologia de leitura de revistas acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5976Resumo
Este trabalho tem o objetivo de apresentar como estratégias de leitura de textos publicados em revistas acadêmicas eletrônicas tem se aproximado da metodologia de leitura de revistas do tipo magazine. Para isso analisamos um corpus formado por artigos científicos recolhidos em periódicos on-line, nos quais seus autores abordam outras revistas científicas de modo semelhante aos modos que Barzotto (1998, p. 38-41), tinha verificado como modos de abordar revistas do tipo magazine. Nosso intuito é chamar a atenção para a necessidade de novas pesquisas a respeito dessa transposição de um modo de pesquisar magazines para a pesquisa em revistas científicas. A problematização que apontamos relaciona-se à atual importância atribuída às revistas científicas eletrônicas na constituição do conhecimento, fazendo com que as características do suporte em si, ou a qualidade construída para ele, se sobreponha à importância de seu conteúdo ou dos eventuais avanços teóricos que possa conter. Hipotetizamos que os procedimentos de leitura que têm se consolidado pressupõe um leitor acrítico, que deve confiar no autor e na publicidade das revistas acadêmicas. Desse modo, pretendemos chamar a atenção para a necessidade de se constituir na formação universitária uma preocupação constante com o acesso ao conhecimento por meio da leitura e compreensão dos mecanismos de construção da importância dos veículos que colocam esse conhecimento em circulação.
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