Pesquisa, leitura e escrita no ensino superior: uma análise de monografias produzidas no ISCED do Sumbe (Angola)
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5982Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de produções escritas de alunos de cursos de licenciaturas do Instituto Superior de Educação do Sumbe - ISCED, visando descrever a construção linguística dos trabalhos do fim de curso (TFC), no gênero monografia. O estudo do corpus teve como base as concepções apresentadas Marconi e Lakatos (2003), Severino (2007) e Zinga, Camaraza e Sakongo (2019). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental porque tem como foco as características observáveis e gerais sobre como são construídas as monografias. Para composição do corpus analisado neste artigo, foram selecionadas 02 (duas) monografias concluídas no ano de 2018, em dois cursos do ISCED. A pesquisa demonstrou que, a partir da interpretação das orientações para escrita de monografias no ISCED, os concluintes dos cursos tendem a produzir uma escrita homogênea, semelhante entre si, independente da área de conhecimento e tema abordados. Ou seja, o que se identificou foi uma escrita com características sintática, semânticas e analíticas fortemente parafrásticas.
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