Explorando operações discursivas na leitura de um artigo científico do campo da educação matemática: contributos para a reflexão sobre produção de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5990Resumo
Neste trabalho, proponho-me a estudar o funcionamento de algumas operações discursivas presentes em um artigo científico do campo da Educação Matemática, de modo a viabilizar uma leitura crítica do conhecimento ali apresentado. Para tanto, mobilizo categorias de análise provenientes de três vertentes teóricas distintas: a Semântica Linguística, com as noções de posto, pressuposto e subentendido, estudadas por Oswald Ducrot; a Linguística Textual, com as noções de referenciação e avaliatividade, abordadas por Paulo Roberto Gonçalves Segundo; e a Metaforologia, com as noções de Metáfora Situada e Conceptual, trabalhadas por George Lakoff, Mark Johnson e Solange C. Vereza. O artigo analisado foi destacado de um corpus produzido na pesquisa que realizo no âmbito do programa de Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da USP. Tal artigo, intitulado “Qual é o tempo médio das aulas de Matemática nas escolas públicas de periferia?”, foi publicado em 2004 nos anais do “II Seminário Internacional de Pesquisa e Estudos Qualitativos: a pesquisa em debate”. A análise dos dados permitiu explicitar como certos enunciados são construídos de modo a provocar efeitos de sentido que encobrem contradições, concepções equivocadas e posicionamentos autoritários no tocante ao controle da dialogicidade do texto, além de veicular determinada acepção de Educação enviesada por conteúdos positivistas e idealistas. Tais resultados evidenciam que os estudos discursivos podem contribuir para o avanço das produções científicas materializadas em textos acadêmicos do campo da Educação Matemática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).