O uso da vírgula na escrita de textos acadêmicos

Authors

  • Agda Negrão Moreira Chahim UFTM
  • Deborah Dayse Silva Gomes Ribeiro UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v11i3.5984

Abstract

O presente artigo tem por objetivo descrever o emprego da vírgula e sua relação com os componentes sintáticos e semânticos da Língua Portuguesa na escrita de textos acadêmicos do curso de Geografia produzidos no ano de 2020 pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A pesquisa bibliográfica realizada se baseia nos principais teóricos e suas abordagens relacionadas ao uso da vírgula, as diferenças e/ou as aproximações nas abordagens e nos conceitos. Simultaneamente ocorre a análise textual dos alunos do curso de Geografia e a maneira que a vírgula é utilizada em suas escritas. O uso da vírgula é associado como parte fulcral para o bom desenvolvimento do texto e para o bom entendimento do leitor. Como conclusão nota-se que o sujeito tende a usar a vírgula com base na respiração, utilizando a mesma sem levar em consideração os termos sintáticos e semânticos da Língua Portuguesa, ou seja, uma maneira errônea de utilizar a mesma, tendo em vista que o sujeito não foi ensinado para essa finalidade, com isso, saber e compreender como usar a pontuação.

Published

2021-12-23

How to Cite

O uso da vírgula na escrita de textos acadêmicos. NOTEBOOKS CIMEAC, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 208–220, 2021. DOI: 10.18554/cimeac.v11i3.5984. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/5984. Acesso em: 16 may. 2025.