Comunidades/populações tradicionais e produção teórica: o que nos revelam as teses e dissertações em educação ambiental no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6129

Resumo

O atual modelo econômico neoliberal se reflete na educação ambiental com tendências hegemônicas reducionistas e individualistas. Nesse sentido é importante superar a dimensão meramente prática, e voltar o olhar para reflexões teóricas. Compreender o que é pesquisado nos programas de pós-graduação, a partir das teses e dissertações defendidas, faz parte da busca por evidenciar as condições teóricas de um campo, e nesse sentido são importantes as pesquisas de natureza qualitativa do tipo “estado da arte”, como a apresentada neste artigo. No total foram vinte e nove pesquisas, sendo cinco teses e vinte e quatro dissertações, a partir das quais se analisou, por um lado, a questão da identidade, assim como a ciência versus saberes tradicionais, por outro o desmonte e abandono de entidades públicas, mas também a falta de acesso aos direitos básicos das comunidades, que sofrem um aumento da precarização com o cenário político atual.

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Publicado

2022-07-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunidades/populações tradicionais e produção teórica: o que nos revelam as teses e dissertações em educação ambiental no Brasil. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 115–137, 2022. DOI: 10.18554/cimeac.v12i1.6129. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/6129. Acesso em: 11 set. 2025.