Apontamentos sobre inclusão social e o programa Bolsa Família: desigualdades sociais e educacionais em produções acadêmicas
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6158Resumo
Nos estudos sobre inclusão social, a temática inclusão educacional tem ganhado evidência, com diversificados recortes e perspectivas teórico-metodológicas. Neste artigo objetiva-se identificar os tipos de abordagem realizados em pesquisas sobre inclusão social e escolar de crianças e adolescentes oriundas de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Adotou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, identificando trabalhos publicados em bases de busca multidisciplinar. Foram identificadas 1.634 produções e selecionados 49 trabalhos para revisão. Observou-se que a maioria dos trabalhos sobre inclusão escolar é relacionado a pessoas com deficiências e, quando se trata da condicionalidade de educação do PBF, abordam principalmente sobre matrícula, frequência e evasão escolar. Não se evidencia o caráter qualitativo do acesso e exigência da escolarização formal, assim como seus impactos na possibilidade de acesso à espaços sociais a partir da inclusão escolar. Os estudos apontam, em sua maioria, para a importância do programa no enfrentamento da vulnerabilidade socioeconômica.
Palavras-chave: Inclusão Social; Educação; Programa Bolsa Família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).