As reformas do ensino no brasil e a educação como contingência
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i1.6265Resumo
As reformas do ensino a partir da década de 1930 – em geral decorrentes de discussões acerca das mudanças econômicas com vistas à conformação de uma matriz produtiva nova, apoiada na produção industrial - consistiram em um processo contínuo que marcou a história da educação no Brasil. Nesse sentido, este artigo objetiva problematizar o eixo comum que confere sentido às permanentes reformas educacionais promovidas no Brasil. Para tanto, pautamo-nos em uma investigação qualitativa amparada em pesquisa bibliográfica e documental. Consideramos que a reestruturação do mundo do trabalho, ressalvadas as particularidades dos respectivos contextos históricos, é uma questão presente no Manifesto dos Pioneiros, nas reformas Capanema, na teoria do capital humano e, mais recentemente, na Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, de 1996, e na Lei 13.415/2017, bem como na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Desse modo, a busca pela superação da dependência econômica agroexportadora por meio da industrialização e as metamorfoses mais recentes do trabalho implicam a criação de uma força de trabalho correlata, o que enseja um modelo de ensino tecnicista condizente ao mercado de emprego. As reformas, portanto, como será discutido no presente artigo, coadunam-se ao pragmatismo educacional típico do ensino dual, cujo desafio de contra tendência implica pensar a escola como ambiente indispensável com vistas à formação humana plena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).