O pensamento ambiental na educação ambiental como alternativa para enfrentar a implementação insustentável das metas de desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v12i2.6285Resumo
A partir de uma visão histórico-teórica, argumenta-se por que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável se mostram insustentáveis do ponto de vista ambiental e também do ponto de vista político. Apesar de insustentáveis, os ODS são impostos como uma estratégia educacional central e cooptam a educação ambiental. Diante disso, o presente texto afirma a importância e a trajetória da educação ambiental na América Latina, destaca sua diferença da perspectiva proposta nos ODS e, portanto, também destaca a importância do pensamento ambiental em si. Por fim, ressalta o lugar das universidades como espaço estratégico para a produção e a reprodução do conhecimento. Portanto, propõe-se que a educação ambiental nas universidades seja entendida como a formação de critérios ambientais em futuros profissionais, independentemente de sua disciplina ou carreira. Para isso, são propostos alguns exemplos, bem como uma proposta metodológica para a ambientalização.
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