A importância da educação ambiental no processo de formação docente em um curso de licenciatura em educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i1.6841

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado, na qual objetivamos compreender a formação do professor da Educação do Campo no que tange à Educação Ambiental. A pesquisa tem abordagem qualitativa e utilizou-se de diferentes instrumentos de coleta de dados, como: entrevista como a professora do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC) UFG/ Câmpus Goiás, questionário exploratório para os alunos do curso, gravações das aulas síncronas e do grupo focal, e as atividades dos alunos durante as aulas assíncronas no Tempo Comunidade. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a EA presente na LEdoC pode contribuir para a formação do professor de Ciências da Natureza, bem como do educador ambiental, possibilitando a construção de uma consciência crítica frente aos problemas socioambientais presentes no campo.

Biografia do Autor

Patrícia Spinassé Borges, UFG

Graduada (Licenciatura y Licenciatura) en Ciencias Biológicas - Faculdades Integradas São Pedro - FAESA (2007). Especialización en Gestión y Educación Ambiental - CET FAESA (2011). Maestría en Enseñanza de las Ciencias por la Universidad Estadual de Goiás (2016). Doctorado en Educación en Ciencias y Matemáticas por la Universidad Federal de Goiás (2022)

Marilda Shuvartz, UFG

Graduada en Licenciatura en Ciencias Biológicas por la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul (1985), Maestría en Educación Escolar Brasileña por la Universidad Federal de Goiás (1995) y Doctora en Ciencias Ambientales por la Universidad Federal de Goiás (2006). Profesor jubilado del Instituto de Ciencias Biológicas. Actualmente es profesora del Programa de Posgrado en Educación en Ciencias y Matemáticas de la UFG. Miembro de la Asociación Brasileña de Enseñanza de Biología (SBEnBIO).

Downloads

Publicado

2023-08-28

Edição

Seção

Artigos