Metodologias didáticas: uma revisão de literatura sobre recursos pedag´ógicos no ensino de ciências

Autores

  • Anayllen da Costa Sousa UniCesumar
  • Ane Ellen da Costa Sousa Loiola IFPI / Secretaria da Educação de Piripiri

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7074

Resumo

O ensino precisa promover um aprendizado eficaz nos discentes que devem se tornar protagonistas na busca pelo conhecimento. Assim, pensar na educação atual implica em considerar aspectos sobre acesso à educação, tecnologia, qualidade de ensino, educação inclusiva e participação comunitária visando preparar os discentes para desafios futuros. Logo, utilizar recursos pedagógicos diferentes dos métodos tradicionais possibilita melhora no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, o Ensino de disciplinas como Ciências e Biologia apresenta conceitos que precisam ser assimilados pelo aluno, logo, utilizando metodologias dinâmicas possibilita um aprendizado mais motivador. Justifica-se a escolha desse tema devido ao grande leque de recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem e se mostram eficazes na aprendizagem dos discentes além de promover a motivação e socialização. Além de possibilitar o Ensino de Ciências tornando o conteúdo didático mais palpável. Coloca-se como problemática: o uso de recursos pedagógicos é eficaz na promoção da aprendizagem das disciplinas de Ciências? O estudo tem como objetivo analisar por meio de uma revisão de literatura o uso de recursos pedagógicos e metodologias didáticas para promover a aprendizagem de Ciências. Logo, o tema instiga a investigação sobre metodologias inovadoras que colocam o discente no centro da aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento. Concluiu-se que existem diversos recursos metodológicos utilizados, de modo que um dos principais é o uso de jogos que possibilitam uma melhor assimilação e socialização entre discentes.

Downloads

Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Artigos