Metodologias didáticas: uma revisão de literatura sobre recursos pedag´ógicos no ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7074Abstract
O ensino precisa promover um aprendizado eficaz nos discentes que devem se tornar protagonistas na busca pelo conhecimento. Assim, pensar na educação atual implica em considerar aspectos sobre acesso à educação, tecnologia, qualidade de ensino, educação inclusiva e participação comunitária visando preparar os discentes para desafios futuros. Logo, utilizar recursos pedagógicos diferentes dos métodos tradicionais possibilita melhora no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, o Ensino de disciplinas como Ciências e Biologia apresenta conceitos que precisam ser assimilados pelo aluno, logo, utilizando metodologias dinâmicas possibilita um aprendizado mais motivador. Justifica-se a escolha desse tema devido ao grande leque de recursos pedagógicos que favorecem a aprendizagem e se mostram eficazes na aprendizagem dos discentes além de promover a motivação e socialização. Além de possibilitar o Ensino de Ciências tornando o conteúdo didático mais palpável. Coloca-se como problemática: o uso de recursos pedagógicos é eficaz na promoção da aprendizagem das disciplinas de Ciências? O estudo tem como objetivo analisar por meio de uma revisão de literatura o uso de recursos pedagógicos e metodologias didáticas para promover a aprendizagem de Ciências. Logo, o tema instiga a investigação sobre metodologias inovadoras que colocam o discente no centro da aprendizagem, possibilitando a construção do conhecimento. Concluiu-se que existem diversos recursos metodológicos utilizados, de modo que um dos principais é o uso de jogos que possibilitam uma melhor assimilação e socialização entre discentes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).