A aplicação da metodologia da pedagogia sintrópica em cursinhos populares
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v13i2.7143Resumo
Os “cursinhos” populares são uma modalidade de educação popular destinada a alunos egressos do Ensino Médio de escolas públicas com intenção de prestarem exames vestibulares. Sendo um sistema educativo informal, torna-se um espaço propício para “ousar” metodologias educacionais alternativas, no sentido de potencializar a capacidade de ensino e aprendizagem dos estudantes que em geral apresentam defasagens de conteúdo. O método pedagógico denominado “Pedagogia Sintrópica” consiste em um procedimento que se espelha metaforicamente no método de cultivo da agricultura sintrópica, ou seja, o consórcio agroecológico em que as plantas interagem em um sistema produtivo. A Pedagogia Sintrópica visa integrar as diferentes áreas do conhecimento com as condições de aprendizado dos alunos da mesma forma que em um sistema agroflorestal interagem-se elementos como luz solar, umidade, fertilidade do solo e consócio integrado de plantio. No sistema pedagógico sintrópico, os conhecimentos devem ser conectados processados pelos próprios alunos a parir de sua realidade social, emocional e cognitiva. Acredita-se, a partir de experiências anteriores, que este procedimento didático-pedagógico seja mais adequado ao público ao qual se destina os cursinhos populares justamente por seu formato de integrar conhecimentos e incentivar o protagonismo dos estudantes, sempre na perspectiva de uma educação emancipadora.
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