Ensino de Biologia em perspectiva: tessituras analíticas sobre um campo em (re)construção através da materialização dos encontros nacionais da SBEnBio

Authors

  • José Firmino de Oliveira Neto Universidade Federal de Goiás
  • Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso Universidade Federal de Goiás
  • Marilda Shuvartz Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8287

Abstract

O presente manuscrito objetiva (re)pensar o movimento de (re)reconstrução do campo do Ensino de Biologia a partir de tessituras analíticas das nove edições do ENEBIO. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, alinhada aos pressupostos da pesquisa bibliográfica, sendo que as fontes de dados para o levantamento da programação do evento ao longo de sua história se constituíram de cadernos de programação, anais, artigos e livros publicados pelos agentes individuais e institucionais do campo. A pesquisa priorizou o levantamento de informações em três eixos: 1) Temática, Ano e Universidade responsável; 2) Cartaz e/ou identidade visual e 3) Programação Geral das nove edições do ENEBIO, sendo que neste manuscrito nos dedicamos às informações do eixo 2 e 3. Dado o exposto, as tessituras reflexivas que empreendemos neste manuscrito nos permitem elucidar os objetos de estudo e os bens acadêmicos que caracterizam o Ensino de Biologia enquanto campo de pesquisa, científico e acadêmico encontram-se em transformação.

Author Biographies

  • Elisandra Carneiro de Freitas Cardoso, Universidade Federal de Goiás

    Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2020), mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (2011) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2008). Foi professora da Educação Básica (2011 a 2013) e no Ensino Superior na Universidade Estadual de Goiás no curso de Ciências Biológicas e na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (2012 e 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação em ciências e biologia, educação do campo e educação ambiental. Vinculada ao grupo de pesquisa "Educação no Cerrado e Cidadania" (GPECC). Membra do Fórum de Licenciatura da UFG. Professora no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atuou como coordenadora do subprojeto Educação do Campo do Programa de Residência Pedagógica (2021-2024) e coordenadora de estágio do curso. Atualmente também, professora formadora na especialização em Práticas Pedagógicas para a Educação Básica e no programa Escola da Terra, ambos na UFG-Câmpus Goiás. Vice-diretora da Regional 04 (GO, TO, MG, DF) da Associação Nacional de Ensino de Biologia - Regional 04 na Gestão 2024-2025. Membra do Comissão Nacional de Educação do Campo, GT - Formação de Inicial e Continuada de professores/as do campo, das águas e das florestas.

  • Marilda Shuvartz, Universidade Federal de Goiás

    Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2006). Docente aposentada do Instituto de Ciências Biológicas onde também coordenou o Núcleo de Educação em Ciências e Meio Ambiente-NECIMA. Foi Coordenadora de estagios da UFG ( 2006- 2013). Esteve vice coordenadora e coordenadora do o Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matematica, (UFG) onde é professora na área de Educação em Ciências e Meio Ambiente principalmente nas linhas educação ambiental, ensino de biologia e ciências e formação de professores. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBIO). Pesquisadora da Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG);

Published

2025-09-18

How to Cite

Ensino de Biologia em perspectiva: tessituras analíticas sobre um campo em (re)construção através da materialização dos encontros nacionais da SBEnBio. NOTEBOOKS CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 179–208, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8287. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8287. Acesso em: 5 dec. 2025.