Ensino de Biologia em perspectiva: tessituras analíticas sobre um campo em (re)construção através da materialização dos encontros nacionais da SBEnBio
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8287Resumo
O presente manuscrito objetiva (re)pensar o movimento de (re)reconstrução do campo do Ensino de Biologia a partir de tessituras analíticas das nove edições do ENEBIO. Para tal, desenvolvemos uma pesquisa de natureza qualitativa, alinhada aos pressupostos da pesquisa bibliográfica, sendo que as fontes de dados para o levantamento da programação do evento ao longo de sua história se constituíram de cadernos de programação, anais, artigos e livros publicados pelos agentes individuais e institucionais do campo. A pesquisa priorizou o levantamento de informações em três eixos: 1) Temática, Ano e Universidade responsável; 2) Cartaz e/ou identidade visual e 3) Programação Geral das nove edições do ENEBIO, sendo que neste manuscrito nos dedicamos às informações do eixo 2 e 3. Dado o exposto, as tessituras reflexivas que empreendemos neste manuscrito nos permitem elucidar os objetos de estudo e os bens acadêmicos que caracterizam o Ensino de Biologia enquanto campo de pesquisa, científico e acadêmico encontram-se em transformação.
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10.18554/cimeac
