Do estigma à potência: o Vale do Jequitinhonha como território de vida e ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8533

Resumo

Este artigo contempla reflexões sobre o ensino de Biologia a partir das possíveis contribuições de uma perspectiva territorializada da educação. Para tanto, propõe-se uma aproximação com a sociobiodiversidade do Vale do Jequitinhonha, destacando as suas características ambientais, sociais e culturais, bem como as memórias e histórias da gente do Vale. Tal movimento busca romper com estereótipos atribuídos a esse território em um processo de valorização e construção de práticas pedagógicas situadas, mais críticas e afetivas. O texto também descreve o processo de criação de recursos educativos inspirados no Vale, destacando-os como materiais autorais a partir dos quais emergem experiências, saberes e expressões artísticas de uma região que não se limita aos discursos hegemônicos e colonizadores. Uma região que pulsa cultura e vida e que pode nos ensinar a lutar por nossa terra e por nossas identidades. 

Biografia do Autor

  • Fábio Augusto Rodrigues e Silva, UFOP

     

     

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Do estigma à potência: o Vale do Jequitinhonha como território de vida e ensino. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 88–103, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8533. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8533. Acesso em: 5 dez. 2025.