O programa Residência Pedagógica - subprojeto biologia da UFDPar e a formação dos formadores de professores de ciências e biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8599

Resumo

Os documentos normativos do Programa Residência Pedagógica-Subprojeto Biologia (PRP-SB) são importantes para a constituição de práticas pedagógicascríticas e reflexivas, integradas às demandas sociais, políticas e econômicas contemporâneas. Nessaperspectiva, objetivou-se analisar as contribuições do PRP-SB da Universidade Federal do Delta do Parnaíbapara a formação de formadores de professores de Ciências e Biologia, por meio de uma análise documental interpretativista das portarias e editais do PRP da CAPES, do Projeto Institucional (PI) e dos Subprojeto de Biologia (SB) da UFDPar, referentes à terceira edição (2022-2024). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter documental e interpretativo. A investigação demonstra que a terceira edição do programa traz a proposta da indissociabilidade entre teoria e prática e a importância dos(as) formadores(as) nesse processo, ao proporcionarem momentos de socialização e reflexão sobre a prática docente. A autoformação emerge como estratégia relevante para enriquecer as atividades desenvolvidas nos Encontros dos Programas de Iniciação à Docência (EPID) e em demais espaços de reflexão e trocas entre formadores, contribuindo para a profissionalização docente, a constituição de redes colaborativas e a indução da pesquisa no campo de ensino. Conclui-se que, apesar das limitações impostas pelas normativas, o Projetos Institucional e Subprojeto apontaram caminhos possíveis para a superação dos desafios relacionados à articulação entre teoria e prática, bem como à integração entre formação inicial e continuada.

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

O programa Residência Pedagógica - subprojeto biologia da UFDPar e a formação dos formadores de professores de ciências e biologia. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 266–293, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8599. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8599. Acesso em: 5 dez. 2025.