O programa Residência Pedagógica - subprojeto biologia da UFDPar e a formação dos formadores de professores de ciências e biologia
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8599Abstract
Os documentos normativos do Programa Residência Pedagógica-Subprojeto Biologia (PRP-SB) são importantes para a constituição de práticas pedagógicascríticas e reflexivas, integradas às demandas sociais, políticas e econômicas contemporâneas. Nessaperspectiva, objetivou-se analisar as contribuições do PRP-SB da Universidade Federal do Delta do Parnaíbapara a formação de formadores de professores de Ciências e Biologia, por meio de uma análise documental interpretativista das portarias e editais do PRP da CAPES, do Projeto Institucional (PI) e dos Subprojeto de Biologia (SB) da UFDPar, referentes à terceira edição (2022-2024). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter documental e interpretativo. A investigação demonstra que a terceira edição do programa traz a proposta da indissociabilidade entre teoria e prática e a importância dos(as) formadores(as) nesse processo, ao proporcionarem momentos de socialização e reflexão sobre a prática docente. A autoformação emerge como estratégia relevante para enriquecer as atividades desenvolvidas nos Encontros dos Programas de Iniciação à Docência (EPID) e em demais espaços de reflexão e trocas entre formadores, contribuindo para a profissionalização docente, a constituição de redes colaborativas e a indução da pesquisa no campo de ensino. Conclui-se que, apesar das limitações impostas pelas normativas, o Projetos Institucional e Subprojeto apontaram caminhos possíveis para a superação dos desafios relacionados à articulação entre teoria e prática, bem como à integração entre formação inicial e continuada.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
10.18554/cimeac
