Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8523Abstract
A educação de tempo integral é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ao combate de desigualdades sociais. Nesta perspectiva e amparado por documentos legais norteadores, o estado do Amazonas constituiu os seus Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs). Faz parte de sua estrutura arquitetônica e pedagógica um bem equipado Laboratório Didático de Ensino de Ciências. Foi neste contexto que investigamos as percepções das docentes da área de Ciências da Natureza sobre suas atividades prático/experimentais e sobre o próprio Laboratório de Ensino do CETI em que atuam. Entrevistamos quinze professoras dentre as modalidades Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Biologia, Física e Química), de quatro CETIs da cidade de Manaus. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de base fenomenológica, com abordagem e método guiado pela Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa permitiu reconhecer um novo fenômeno, materializado na coexistência entre o laboratório de ciências e uma nova proposta e estrutura de ensino chamada Sala Maker. Constatou-se a diminuição da segurança das professoras em ocupar o espaço e desenvolver suas atividades, bem como a demanda por um processo formativo mais amplo, contínuo e conectado com a realidade escolar.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Não cobramos dos autores para a publicação neste periódico.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Autores têm permissão e são estimulados a difundir e a distribuir a versão publicada de seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
* * *
AUTHORS COPYRIGHT AND PUBLISHING RIGHTS
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) This journal does not charge authors for publication.
(b) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(c) For authors whose articles have been accepted: authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication of the text in Cadernos CIMEAC, as it can lead to productive exchanges as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).
10.18554/cimeac
