Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/cimeac.v15i1.8523

Resumo

A educação de tempo integral é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ao combate de desigualdades sociais. Nesta perspectiva e amparado por documentos legais norteadores, o estado do Amazonas constituiu os seus Centros Educacionais de Tempo Integral (CETIs). Faz parte de sua estrutura arquitetônica e pedagógica um bem equipado Laboratório Didático de Ensino de Ciências. Foi neste contexto que investigamos as percepções das docentes da área de Ciências da Natureza sobre suas atividades prático/experimentais e sobre o próprio Laboratório de Ensino do CETI em que atuam. Entrevistamos quinze professoras dentre as modalidades Ensino Fundamental (Ciências) e Ensino Médio (Biologia, Física e Química), de quatro CETIs da cidade de Manaus. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, de base fenomenológica, com abordagem e método guiado pela Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa permitiu reconhecer um novo fenômeno, materializado na coexistência entre o laboratório de ciências e uma nova proposta e estrutura de ensino chamada Sala Maker. Constatou-se a diminuição da segurança das professoras em ocupar o espaço e desenvolver suas atividades, bem como a demanda por um processo formativo mais amplo, contínuo e conectado com a realidade escolar.

 

 

Biografia do Autor

  • Marcelo Valério, UFPR

    Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2025-09-18

Como Citar

Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino de ciências. Cadernos CIMEAC, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 294–321, 2025. DOI: 10.18554/cimeac.v15i1.8523. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/8523. Acesso em: 5 dez. 2025.